{ background: black }

segunda-feira, outubro 18, 2004

Franz Ferdinand - Franz Ferdinand (2004)

 pelO Puto 


Este apontamento já vem um pouco atrasado em relação à data de lançamento do disco, mas penso que é ainda oportuno e válido.
O meu primeiro contacto com os Franz Ferdinand foi o videoclip de "Take Me Out", excelente complemento a este tema que parece condensar 2 canções. A curiosidade aguçou-se e o resultado foi a adição ao disco de estreia destes escoceses. Qualquer tema deste disco poderia bem ser um single, pois todos provocam uma imediata indução ao canto e à dança. Esse foi, à partida, um dos principais objectivos confessos da música dos FF: pôr as miúdas a dançar. E, confesso, conseguiram pôr muitas miúdas (e muitos miúdos, eu incluido) a dançar um pouco por esse mundo fora, em especial no Reino Unido, onde chegaram ao 3º lugar do top de álbuns (nos EUA chegaram ao nº 32, uma boa proeza para uma banda britânica). O que é sempre bom, principalmente para uma editora que sempre se empenhou na sua independência e na procura de novos valores - a Domino Recording Company - e que merecia esta pequena recompensa. Esta editora britânica conta nas suas fileiras nomes tão notáveis como os Pavement (e respectivas descendências), Bonnie 'Prince' Billy, Smog, Clinic, Four Tet, Royal Trux ou Sebadoh, bem como outros nomes emergentes.
É quase impossível ou involuntário apresentar um ponto alto neste álbum, mas destaco o belíssimo "Auf Achse", os singles "Matinee" e "Darts of Pleasure", a parte final deste último, cantada em alemão ("Ich Heisse Super Fantastich"), e todos os videoclips (disponíveis para visualização no site da editora e da banda).
Apesar do que se diz sobre as influências ou aparentes colagens dos Franz Ferdinand (Interpol, Gang of Four, etc.), gosto de ser um pouco amnésico (e sou-o muitas vezes inconscientemente) e dar o verdadeiro valor a esta obra genuina e valiosa. Quando o ouvi pela 1ª vez, e já foi no início do ano, elegi este disco como um daqueles que figurará no meu top ten de 2004. Sinto que há algo mais neste disco que os ritmos apelativos ou os refrões orelhudos, mas não consigo definir bem. Tal como não consigo definir bem tudo aquilo que me dá prazer na vida.
http://www.franzferdinand.co.uk/
http://www.dominorecordco.com/

1 Comments:

Blogger gonn1000 disse...

Hmmmmmm...onde é que eu já vi isso??? lol...Boa crítica, sim senhor, e já agora obrigado por me blinkares...

18/10/04 9:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home