{ background: black }

sexta-feira, novembro 05, 2004

!!! - Louden Up Now (2004)

 pelO Puto 


A princípio poderiam parecer incluir-se no movimento punk-funk, ou dance-rock, ou outra denominação qualquer, que abrange outras bandas como os Radio 4, The Rapture ou LCD Soundsystem, mas há algo mais que isso no disco de estreia desta banda numerosa residente em N. Y. (só poderia ser!). O disco realmente possui um groove e um apelo à dança irresistível, mas apesar do hedonismo a eles associado, existe um lado político na música dos !!!, muitas vezes explícito em títulos como "Shit Scheisse Merde" ou "Me and Giuliani Down by the School Yard (A True Story)". A voz de Nic Offer, algures entre o canto discreto, a declamação e o grito, um pouco à semelhança de David Byrne nos Talking Heads, transmite mensagens (não muito densas, mas poderosas) sobre a sua oposição ao (mais uma vez) presidente Bush ou ao Mayor Giulliani, entre outros. Letras que poderão parecer datadas, mas o discurso dos Clash (outra óbvia influência) também poderá parecer pouco anacrónico, e no entanto são uma referência universal.
Mas como não só de palavras se faz um disco, há que constatar que a textura musical algo hipnótica ou psicadélica dos !!! nada deve ao verbo que a acompanha. Assente na bateria, percussão e baixo, faz-se rodear de distorções e ritmos guitarrísticos (está lá o espírito indie), melodias de saxofone ou salpicos sintéticos. A voz não é o fio condutor, mas constitui parte fundamental do conjunto.
Viciante, e como bom disco pop que é, dura pouco mais que 45 minutos. E é mais um bom exemplo de que uma parte significativa da música de dança mais excitante que se faz actualmente provém do universo do rock.
Ah, e !!!, segundo os próprios, pronuncia-se repetindo 3 vezes um qualquer som percussivo monossilábico.
http://brainwashed.com/!!!/
http://www.tgrec.com/

5 Comments:

Blogger Hebe disse...

Estou no emprego, ouvindo os !!!. Descobri o vosso site hj porque estava a procura de informações sobre eles na net... o blog de vcs saltou-me aos olhos... Vou virar assídua, pela música, pelo cinema e por tantas coisas que parece que temos em comum......
Beijos muitos...
Parabéns pela paci~encia de escrever tanto e tão bem....
Hebe

11/11/05 12:21 da tarde  
Blogger O Puto disse...

Obrigado pelo elogio! Espero que apareças mais vezes por aqui.

11/11/05 12:37 da tarde  
Blogger Hebe disse...

Não é pra te fazer inveja, mas se não fores na sexta ao Incógnito, eu danço Stills por ti!!! Q achas???? beijinhos

15/11/05 11:50 da manhã  
Blogger O Puto disse...

Quem sabe eu não estarei lá a dançar os The Stills?...

15/11/05 12:10 da tarde  
Blogger Hebe disse...

Olha boa, devias ir, eu vou sozinha... :-(
assim sempre tinha companhia pra tagarelar quando o Astronauta fosse menos conveniente no "Toca- aqui-toca-ali"!!!!
Beijinhos aos gatos, MIAU

16/11/05 9:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home