{ background: black }

terça-feira, novembro 15, 2005

Goldfrapp - Supernature (2005)

 pelO Puto 


A dupla Allison Goldfrapp e Will Gregory geraram alguma polémica na altura em que deram a conhecer o segundo trabalho, "Black Cherry". Depois de "Felt Mountain", maravilhoso álbum de estreia onde as letras sugeriam emoção contida e a sonoridade induzia imagens de grande e vasta beleza, mudaram radicalmente a sua direcção musical, ousando saturar as composições de sintetizadores electropop, apontar o discurso para uma linguagem mais sexual e assumir uma estética mais retrofuturista. No entanto a mudança não foi completa, pois alguma da sensibilidade do primeiro registo impregnava parte do trabalho e a voz de Allison permaneceu como forte denominador comum. A prova disso foi o concerto que assisti em 2003, no Coliseu do Porto, onde os fãs que torceram o nariz ao segundo álbum se renderam à envolvência imperativa de todos os temas no palco, onde se ensaiou a síntese perfeita desses dois mundos.
O terceiro álbum surge um pouco dessa ideia do melhor dos dois mundos, mas aqui a separação é bem mais explícita. Talvez por isso o disco soe um pouco desequilibrado, porém penso ser legítimo o esforço aqui dispendido pois os temas enquanto peças isoladas estão bastante acima da mediania. Há bons momentos pop ("Ohh La La", "Fly Me Away", "Number One"), belas contemplações a invocar "Felt Mountain" ("Let It Take You", "Time Out From The World"), aproximações ao glam-rock ("Lovely 2 C U") e ao electrocabaret ("Satin Chic"), mas também alguns excessos "katebushianos" ("Koko") e abusos no campo dos "na na na" e "la la la".
Como referi, o esforço é legítimo mas o resultado fica um pouco aquém dessas expectativas. Contudo, apesar de o álbum falhar um pouco na coesão, não é merecedor de ser deixado de parte. Nada disso! E quantos projectos envolvendo pop electrónica se podem gabar de ter uma voz com tal gabarito e elegância?
http://www.goldfrapp.co.uk/
Amostras: Fly Me Away | Satin Chic | Time Out From The World

18 Comments:

Blogger ups disse...

Muito bom.. muito bom... uma das minhas bandas preferidas!

Mas o que me chamou mais a atenção foi a data do post!

15/11/05 3:33 da manhã  
Blogger O Puto disse...

Oops, erro meu! Já o corrigi.

15/11/05 3:57 da manhã  
Blogger gonn1000 disse...

Misturado com o novo da Madonna é mais do que suficiente para incendiar as pistas de dança.

15/11/05 12:11 da tarde  
Blogger mPm disse...

adorei o primeiro album, o 2º é bom este ainda não conheço, tenho que ouvir.

"o puto" andas a ouvir um dos cd's que têm rolado no meu carro (local de culto para se ouvir música!) Vicious Five.

abraço

15/11/05 12:37 da tarde  
Blogger O Puto disse...

mPm, quem anda a ouvir o disco é O Tipo. Eu perdi o concurso, lembras-te?

15/11/05 12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E ainda se lembram de vir cá fazer 1ªs partes... anunciado tal facto depois desse concerto estar esgotado! Fica para uma próxima, esperemos que como headliners, e no Norte :)

15/11/05 12:45 da tarde  
Blogger mPm disse...

pois é puto é o tipo... "ESTA SEMANA A ACARICIAR OS OUVIDOS...
...DO TIPO"

perdeste mas o teu cd está em fase de construção!!!

abraço

15/11/05 12:50 da tarde  
Blogger João M disse...

não me importava nada de ver um concerto desta malta. mas de preferência sem o Chris Martin.

15/11/05 3:01 da tarde  
Blogger Planeta Pop disse...

puto, mais uma vez certeiro! Concordo coma análise. Abraços.

15/11/05 5:14 da tarde  
Blogger Alexa disse...

Pois é... eu vou ter a sorte de os ver a fazer a primeira parte de Coldplay. Para os que andarem por terras francesas. :-)

15/11/05 8:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

é um disco que apesar de não estar equilibrado, ainda temos bastante Golfrapp para curtir (pelo menos metade)... mas se continuar assim, "dançavel" demais e com tendências para a pop, parece que os Goldfrapp vão perder o interesse para muita gente. Pelo menos é o que eu penso...

15/11/05 8:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu só conheci o Goldfrapp no Black Cherry, então, na minha mente, esse é que é o "verdadeiro" Goldfrapp :-)

Depois fui ouvir o Felt Mountain e gostei bastante. Esse Supernature me pareceu inferior, embora Ooh La La seja um hit single espetacular. Preciso ouvi-lo melhor, coisa que deixei de fazê-lo em prol de outras novidades...

16/11/05 5:57 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Muito dificilmente conseguirão atingir de novo o patamar de Felt Mountain, seja com que sonoridade for. Era de prever que seria dificil manter o nivel depois de um álbum tão bom. De qualquer modo é sempre muito bom de ouvir.

16/11/05 2:59 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Concordo contigo Puto. Apesar de ter gostado bastante de 'Felt Mountain' e de 'Black Cherry', julgo que este 3º álbum não é de forma alguma para ser desprezado. É um estilo diferente, não tão bem conseguido como os anteriores, mas positivo e de óptima audição. Com tanta coisa à volta do novo álbum, pensei que seria pior.

Hugzz

16/11/05 9:02 da tarde  
Blogger Spaceboy disse...

O disco tem algumas boas canções, mas no seu todo desilude. Eu que adoro o «Felt Mountain» e o «Black Cherry», fiquei um pouco desiludido com este disco...

16/11/05 9:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu achei o álbum Supernature excelente.

E discordo totalmente do parecer sobre Black Cherry. Strict Machine já vale pelo álbum inteiro. Não adiantava ficar no mesmo ritmo de Felt Mountain. Ousaram e acertaram em cheio.

O mesmo com Supernature.

18/11/05 5:54 da tarde  
Blogger Gil Cunha disse...

lol... De facto existem muitos "lalalas" no álbum... E se bem que é um álbum interessante realmente deitou a baixo um pc daquilo que se pode esperar deles... Concordo com esta crítica... :)

4/12/05 3:36 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Amei a banda,típica para o momento que vivemos,total futurística com um ar retro.Em pleno seculo que nos surgem tantas duvidas sobre o mundo encontramos nas suas musicas um ar de ipnose,fantasia,algo astral.Muito parecido com Bjork,ms com uma apimentada de eletro,contagiante para quem consegue ver alem.

31/10/06 1:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home