{ background: black }

quarta-feira, abril 19, 2006

Shout Out Louds – Howl Howl Gaff Gaff (2005)

 pelO Puto 



A Suécia é uma autêntica fábrica pop, que apenas conhecerá rival no Reino Unido. Desde os famosíssimos Abba aos execráveis Ace of Base, dos recomendáveis Cardigans ou Whale aos impossíveis Roxette, dos encantadores Acid House Kings aos insuportáveis Aqua (já se falou do melhor e do pior da Suécia e de outros países neste post e respectivos comentários), todos buscam inspiração ao deus da pop, mesmo os que não estão directamente relacionados com o género (caso do jazz dos Koop ou o rock dos The Hives, por exemplo). Mais recentemente têm surgido alguns exemplos de pop refrescante, cada um com sua abordagem a um género virtualmente inesgotável – caso dos The Concretes, Love is All, Jeniferever ou os supracitados Shout Out Louds.
Já estava para falar no disco de estreia destes suecos havia algum tempo, até porque os descobri no ano passado. Lançado no país de origem em 2003, apenas conheceu edição internacional no ano passado. Deste álbum foram extraídos uma data de singles (7, segundo o site da banda), o que reflecte o potencial deste disco. Qualquer tema daria um single. São pequenas sinfonias pop que desfilam sem altos nem baixos, com riffs cativantes, refrões orelhudos, pinceladas de sintetizador e ritmos de fazer bater o pé ao mais céptico. Sem cedências a modas ou movimentos (a não ser que entendamos a tal pop sueca como um enorme movimento que atravessa várias décadas), aqui a melodia é rainha e o apelo é rei. Um disco que não merece ser esquecido. Merece ser apregoado. Melhor ainda, berrado*!
Nota: a palavra pop foi proferida 6 vezes neste post.
*Estou proibido de berrar pelo meu otorrinolaringologista, devido a uma lesão nas cordas vocais. Já pareço um artista pop (oops, 7 vezes!).

Sítio oficial dos Shout Out Louds
Amostras: The Comeback | A Track And A Train | Shut Your Eyes

10 Comments:

Blogger sam drade disse...

suecia é o canal... nao dá pra viver sem a vozinha da nina person... tudooooooooo

20/4/06 3:21 da manhã  
Blogger huma disse...

pelas amostras q disponibilizas-te(!!!!), achei interessante.A rever...

20/4/06 11:27 da manhã  
Blogger Nadia disse...

Grande disco brother!!!
Delicioso e viciante!

20/4/06 11:52 da manhã  
Blogger Afonso David disse...

ainda esta semana no meu blog, perdoem-me a publicidade, referi-me ao Pop sueco... não como uma "fábrica Pop", mais como um culto emergente... uma vez que é relativamente recente (10 anos) a avalanche de edições suecas... Uma muito recomendável é o projecto Komeda!!!

20/4/06 2:14 da tarde  
Blogger 9-9 disse...

gosto muito deste album dos shout out louds. só o nome o album já é uma delicia.

20/4/06 3:44 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Excelente, Puto! Começaram a fazer as minhas delícias no fim do ano passado :) e já andaram a rodar pelo Kraak FM! A Suécia, como sempre, a trazer-nos grandes momentos :)

Hugzz

20/4/06 7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Os Aqua, além de maus, são dinamarqueses. E nem uma mençãozita aos Radio Dept.? Qualquer shoegazer que se preze tem de conhecer esta banda.

20/4/06 9:45 da tarde  
Blogger Bons momentos disse...

Bom, devo dizer que fiquei fã do blog recentemente (conheci através do Álvaro Pereira Jr, da Folha de SP) - muito bom!
Aproveitei a dica e baixei o disco - gostei muito, obrigado mesmo pelas dicas.
Qdo possível, seria um prazer ter voces visitando meu blog :
http://desmantelo.blogspot.com
Abraço grande do Brasil !

23/4/06 11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estive a espreitar o album à pressa e não me cativou a 100%. No entanto a "Track and a Train" é bem orelhuda. Obrigado pela sugestão.

26/4/06 1:56 da manhã  
Blogger Mig-l disse...

Howdy!

Em relação aos Shout Out Louds...nada como vê-los e ouvi-los num «Festival perto de si» este ano.....

1 Abraço

26/4/06 10:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home