{ background: black }

quarta-feira, março 21, 2007

Clap Your Hands Say Yeah - Some Loud Thunder (2007)

 pelO Puto 



Quando lançaram, em 2005, o disco homónimo, produzido, editado, promovido e distribuído pela banda, numa postura do it yourself, por certo nunca pensaram obter tanto sucesso. Um tanto ou quanto sobrevalorizado, não deixa de ser um bom disco, inspirado e com uma boa forma de posicionamento de influências. Afastada a euforia e urgência desse disco de estreia (sim, eu penso que era um disco urgente), e passado pouco mais de um ano, o quinteto formado em Brooklyn deitou mãos à obra ao seu sucessor, uma vez que estavam depositadas as expectativas nestes dignos sucessores dos Talking Heads.
Assim à primeira vista, o disco pode parecer um pouco decepcionante, pois a energia contida no disco de estreia não é aqui imediatamente projectada aos ouvidos, mas após várias audições consegue-se extrair o potencial devido. A direcção afasta-se um pouco do pós-punk mais canónico e da new wave novaiorquina (via Talking Heads), dando aqui espaço aos teclados e à electrónica. Esta última está muito mais presente e expansiva, originando, no limite, alguns impressões delirantes (ouça-se “Satan Said Dance”) ou ambientais (“Five Easy Pieces”). A voz de Alec Ounswoth está assumidamente em falsetto, mas pode parecer um paradoxo quando digo que me soa mais solta. Pelo meio há aproximações ao lo-fi e à folk, as tão desejadas palminhas e coros, percussões e temas onde se observa uma certa redefinição da beleza. Talvez por isso muitos deles não são tão catchy como os do primeiro disco.
A meu ver, não se observa uma ruptura mas sim uma continuidade controlada, e consequentemente o disco soa menos honesto e mais pretensioso. No entanto, isso não parece diminuir-lhe o valor.
Nota: na cópia que comprei, observei uma certa saturação/distorção no som de alguns temas, principalmente no primeiro (ainda por cima um dos melhores). Enviei-lhes um mail a relatar o facto, ao que Alec Ounswotrh respondeu: “don't worry, antonio. that's how it should be. it's certainly a conventionally off-putting concept but nevertheless a genuine and honest one that i think works. thanks for listening. take care. alec”. O mais estranho é que já ouvi o versões não distorcidas do tema em outra fontes (podcasts, radios on-line).
Sítio oficial dos CYHSY
CYHSY no MySpace
Download gratuito das faixas Love Song no. 7 e Underwater (You and Me)
Amostras: Satan Said Dance | Yankee Go Home | Five Easy Peaces

12 Comments:

Blogger Spaceboy disse...

Gostei do primeiro disco. Este não me convenceu.

22/3/07 3:06 da tarde  
Blogger great (tiny) artists disse...

ha discos assim que custam a entrar. e a mim tambem nao me impressionou, mas vai ter uma segunda oportunidade.

22/3/07 7:25 da tarde  
Blogger Nadia disse...

Não me entrou como o primeiro, parece ser essa a opnião geral acerca deste álbum, mas merecem uma oportunidade. Em Junho vemos como é que se portam ao vivo.

23/3/07 3:33 da tarde  
Blogger Tiago Fragata disse...

Realmente é muito estranho teres ouvido versões não distorcidas do tema noutras fontes :)
Acho Clap Your Hand um pouco sobrevalorizado, nunca achei, mesmo no 1ºdisco, que tivessem uma sonoridade que os levasse ao ponto que foram levados, para além de a voz não me agradar por aí além. Acabei por não dar grande oportunidade ao 2º álbum.

23/3/07 4:31 da tarde  
Blogger Shumway disse...

Penso que a passagem de indie-rock, que caracterizava o 1º disco, para a experimentação lo-fi que caracteriza este 2º, deixou muita gente desiludida.

23/3/07 8:33 da tarde  
Blogger Unknown disse...

O 1º álbum é bastante bom, na minha opinião... este, tal como a generalidade das opiniões, desiludiu-me bastante. Já lhes dei algumas oportunidades de novas escutas, mas sem sucesso, o que me levou a escrever também sobre este último álbum.

Quanto às distorções, concordo contigo. O CD que eu tenho também parece ter qualquer ruído estranho. Pensei que fosse mesmo assim... pelos vistos não é.

Hugzz!

24/3/07 2:29 da tarde  
Blogger Fio de Beque disse...

este é sem dúvida um dos melhores blogs que visitei nos últimos meses. linkados obrigatoriamente no meu!!!

24/3/07 9:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Clap Clap Clap...

Ass: - A Besta

26/3/07 2:03 da manhã  
Blogger FDV disse...

ainda não ouvi com atenção mas para já não lhe atribuo grande crédito.

abraço.

26/3/07 3:26 da tarde  
Blogger M.A. disse...

Não é um disco imediato, como dizes, mas a pouco e pouco vai-me conquistando. É de facto muito diferente do primeiro (q tb acho um pouco sobrevalorizado), e isso poderá ser factor de rejeição para alguns.

26/3/07 8:32 da tarde  
Blogger Planeta Pop disse...

Fraquito este novo álbum dos CYHSY. Deixaram de copiar os Talking Heads e deu logo nisto. É pena. Os tipos prometiam...
Cheers
P.S. - Gostei das mudanças no visual do blogue.

27/3/07 6:28 da tarde  
Blogger joao disse...

este sim, e ate agora o melhor segundo disco de 2007

19/4/07 5:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home