{ background: black }

sexta-feira, abril 13, 2007

Bound Stems - Appreciation Night (2006)

 pelO Puto 



Que se poderá dizer de Chicago? Terceira maior cidade dos Estados Unidos (depois de Nova Iorque e Los Angeles), banhada pelo Lago Michigan, o que lhe sempre lhe conferiu uma posição privilegiada, favorecendo o comércio, a indústria e as vias de comunicação. Naturalmente também se transformou num pólo de cultura urbana, e em particular a nível musical. Lá surgiram pioneiros como os Ministry ou Gil Scott-Heron, figuras carismáticas como Patti Smith ou Rickie Lee Jones, sucessos como os Smashing Pumpkins ou Earth, Wind & Fire, nomes reconhecidos da cena alternativa como os Tortoise ou Wilco, grandes produtores como Quincy Jones ou John McEntire, novos valores do hip hop como Common ou Lupe Fiasco. Das inúmeras bandas indie rock que se formaram em Chicago, destaco agora os novatos Bound Stems.
À primeira audição, a música presente no álbum de estreia deste quinteto pode parecer estranha e dissonante. Bobby Gallivan parece um Isaak Brock esganiçado, as mudanças de ritmos e a complexidade destes pautam o registo, os temas são espessos e muitas vezes as estruturas e as melodias revelam-se pouco convencionais. No entanto têm alguns trunfos do seu lado: o filigrana entre o experimentalismo e a composição complexa, a voz doce de Janie Porche, as referências literárias, o controlo dos limites reflectido no equilíbrio entre o devaneio e a sobriedade. Todas estas tonalidades estão bem mescladas, o que demonstram que estudaram bem a lição estudada, com as disciplinas de pós-rock, de indie e de pop a instruirem a técnica para urdir este tecido de uma forma muito própria.
Este primeiro longa duração ecléctico e coeso merece ser ouvido vezes a fio até se sentir o seu intrínseco apelo.
Sítio oficial dos Bound Stems
Bound Stems no MySpace
Videoclip de "Wake Up, Ma and Pa Are Gone"
Amostras: Andover | Excelent News, Colonel | Risking Life And Limb For The Coupon

4 Comments:

Blogger M.A. disse...

Já dei uma escutadela no MySpace e fiquei bem impressionado. Merece investigação.
Ainda da "windy city", recomendo The Ponys. Em breve vão dar que falar. De certeza!

Abraço

13/4/07 8:54 da tarde  
Blogger Spaceboy disse...

Só para dizer que o Common não é um novo valor do hip hop. Ele já por cá anda a editar desde 1992! Sendo que o próximo cd que ele vai lançar já vai ser o sétimo da carreira dele. Não é de todo um novo valor no hip hop.

14/4/07 12:55 da manhã  
Blogger O Puto disse...

M.A., vou investigar os Pony.
Spaceboy, peço perdão pela falta de preciosismo.
Abraços!

14/4/07 2:30 da tarde  
Blogger joao disse...

e o jazz, o jazz tambem veio de chicago.
gosto muito deste disco. disse "nos melhores do ano, adoro como a voz do homem alterna com a voz da mulher. e as guitarras? e os efeitos? do melhor, para ai 10 musicas podiam ser singles", mas depois, nao apareceu nos 20 mais

19/4/07 5:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home