{ background: black }

sexta-feira, maio 25, 2007

Menomena - Friend And Foe (2007)

 pelO Puto 



Não é fácil categorizar este trio de Portland, EUA. É certo que navegam no oceano do rock, mas a sua forma de estruturação musical frequentemente não cai nas convenções do formato canção. No entanto soam atractivos até a um ouvido destreinado, muito provavelmente devido ao sentido de apuramento melódico.
No seu currículo têm 2 álbuns: “I Am The Fun Blame Monster” e um trabalho de instrumentais, “Under An Hour”, que compuseram para uma companhia de dança contemporânea. Dessa versatilidade nasceu o 3º álbum, repleto de diferentes andamentos num mesmo tema, onde linhas harmoniosas estão em saudável convívio com o experimentalismo e onde a consciência alterna com o psicadelismo. Por vezes aproximam-se do universo nebuloso e irregular dos TV On The Radio, outras recordam-nos as explosões dos Pixies ou a bizarria dos Modest Mouse, aqui e ali apontam para os ambientes alucinogénios dos Flaming Lips, e ouvem-se ecos da mestria de David Bowie. Os três membros coordenam os diferentes timbres e uma multiplicidade de instrumentos para produzir 12 pequenas redacções de perícia musical. Destaque para os coros e harmonias vocais, para os belos arranjos de piano, para os acessos do saxofone, para os ritmos diversificados e para a classe metódica aplicada às cadências bem alinhados.
Um dos raros exemplos onde a ousadia resulta acessível.
Saliente-se também o magnífico trabalho gráfico de Craig Thompson.
Sítio oficial dos Menomena
Menomena no MySpace
Videoclip de "Wet And Rusting"
Amostras: The Pelican | Air Aid | Evil Bee

2 Comments:

Blogger joao disse...

tv on the radio. muito melhor tecnicamente mas talvez menos bons na interpretacao. tambem e posterior. oico frequentemente

27/5/07 4:39 da manhã  
Blogger Shumway disse...

Uma grande revelação. Grande disco.

28/5/07 12:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home