{ background: black }

quarta-feira, setembro 12, 2007

Geneva - Further (1997)

 pelO Puto 



Há cerca de dez anos foi editado o disco de estreia dos escoceses Geneva, cuja curta carreira passou praticamente despercebida fora do Reino Unido. Foram contratados pela Nude Records, casa-mãe dos Suede (com quem foram algumas vezes comparados), Sharkboy (autores do sedutor "Matinee") e Black Box Recorder (um dos projectos do sr. Luke Haynes), e editaram apenas dois álbuns, terminando pouco depois da edição de “Weather Underground”, em 2000. A meu ver, “Further” é um disco que se desobriga de algumas correntes musicais da Velha Albion em meados da década passada (brit pop, new wave of the new wave, trip hop), apesar de seguir algumas lições de uma banda estandarte de um género já moribundo - os Suede, claro - e de se deixar influenciar pelos mesmos vultos dessa vaga - os Smiths, os Felt e a alguma pop britânica dos anos 60.
O álbum de estreia inicia-se com uma belíssima canção, “Temporary Wings”, onde o vocalista Andrew Montgomery se cerca num mar de guitarras, sem nunca se afogar, aludindo a alguns ecos do shoegazing. Esse contraste é frequente ao longo do disco, pois a voz em falsetto do arcanjo Andrew projecta o seu vigor e treino no tecido dominado pela electricidade das seis cordas. Por vezes há uns adornos conferidos por uma secção de cordas nos temas menos evidentes (os singles “Best Regrets” ou “Tranquilizer” são disso bons exemplos), mas os Geneva não caem no facilitismo de as utilizar nos temas mais intimistas. Mesmo nesses, quando a fragilidade espreita, uma injecção sónica encarrega-se de repor a proporção de ingredientes, apesar de residir um mistério encantador nesses momentos transitórios. Há um perfeito equilíbrio entre a energia e a beleza arrepiante presente nas composições, e o balanço entre a elocução profunda, singela e cândida transportada na voz de Andrew e a sujidade e a abundância das guitarras é cristalizado nestas doze peças em estado de graça.
“Further” é um cristal inquebrável, é o céu em período de tempestade, é a apropriação das coisas simples da vida que já nos pertencem, é o júbilo e o pranto do amor.
Videoclip de "Into The Blue"
Videoclip de "No One Speaks"
Videoclip de "Tranquilizer"
Videoclip de "Best Regrets"
Amostras: Temporary Wings | Further | Wearing Off

1 Comments:

Blogger M.A. disse...

Pura pop de bom tempero que sabe bem recordar.

12/9/07 11:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home