{ background: black }

quarta-feira, outubro 17, 2007

Asobi Seksu – Citrus (2006)

 pelO Puto 



Citrus é um género de plantas da família Rutaceae, ordem Sapindales. Os seus frutos (laranjas, limões, limas, tangerinas, toranjas) são sumarentos e de sabor diverso, indo, no limite, do muito ácido ao dulcíssimo. É neste intervalo de gustação que a música dos Asobi Seksu se define.
Do trabalho de estreia para o segundo álbum há uma clara evolução. Os ritmos resultam mais dinâmicos, a guitarra encontrou um maior espaço e a sensibilidade pop está mais apurada. A voz doce de Yuki tece as linhas melódicas que acompanham o inglês e o japonês das palavras, expondo-se mais mas revelando uma segurança que afasta qualquer relação entre o timbre agudo, tão característico em vocalistas nipónicas (Blonde Redhead, Deerhoof, Pizzicato Five), e uma leveza algo desafinada. A guitarra de James Hanna exibe uma agilidade incrível, com inflexões e acordes que ora remetem para a densidade do shoegazing ora citam a simplicidade de um twee pop, como que anulando a diferença entre a visão masculina e feminina, no sentido em que é apurada e abrangente. James também dá uma preciosa ajuda dando voz a um tema e acompanhando Yuki aqui e ali. Os teclados preenchem os espaços intermédios, proporcionando ao conjunto uma aliança entre a harmonia e a robustez.
Apreciem este suculento doce, que não tem contraindicações.
Para ver ao vivo, na Casa da Música, no próximo dia 1 de Dezembro.
Sítio oficial dos Asobi Seksu
Asobi Seksu no MySpace
Videoclip de "Thursday"
Videoclip de "Goodbye"
Amostras: Strawberries | Pink Cloud Tracing Paper | Red Sea

4 Comments:

Blogger extravaganza disse...

O efeito secundário é a audição repetida!

Sim senhor, para mim pode ser a nº2 para amanhã! Obrigado! :)

19/10/07 2:29 da manhã  
Blogger extravaganza disse...

(Para amanhã, devo calçar o meu sapato mais bonito?)

19/10/07 2:30 da manhã  
Blogger Strumer disse...

Muito bom! um album bem viciante e muito equilibrado! e sem dúvida o ponto alto do texto é aquele onde referes a vinda dos rapazes á casa da música;)))

22/10/07 1:57 da tarde  
Blogger gonn1000 disse...

É uma boa surpresa, e concordo que supera o (irregular) disco de estreia. Mesmo assim, se não vierem a Lisboa deixo de gostar deles, não se faz...

23/10/07 6:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home