{ background: black }

quinta-feira, outubro 07, 2004

TV On The Radio - Desperate Youth, Blood Thirsty Babes (2004)

 pelO Puto 


Sem dúvida, um dos álbuns do ano. E é mais bom um exemplo da cena não-cena dessa fascinante metrópole chamada New York (Nova Iorque em português), que já tanto deu - e esperemos que continue a dar - ao mundo.
Todo o álbum é um caldeirão de géneros, sem no entanto se vislumbrar um em concreto. Mesmo quando nos parece rock, punk, soul, electrónica, jazz, hip-hop ou outra sonoridade urbana, sabemos que não é bem isso. Alguns temas são propositadamente (ou não) contidos, à espera de rebentar, e a surpresa é constante ao longo do álbum. É simultaneamente estranho e acessível, próximo e distante, num jogo que nos confunde à procura de referências.
A magnífica e versátil voz de Tunde Adebimpe eleva-se sobre a música ora hipnótica ora incisiva de David Andrew Sitek, e é complementada aqui e ali pela guitarra persistente de Kyp Malone. A textura resultante - se é que se pode falar em textura - envolve-nos numa espiral que apenas é interrompida pelo curto espaço entre as faixas.
Contam com a colaboração de Jaleel Bunton (baterista), Katrina Ford (Jaks, Love Life) , Martin Perna (Antibalas) e Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs), pois isto das colaborações é super-habitual na prolífica NY.
Só é pena o álbum não incluir o EP "Young Liars" (2003), um óptimo complemento/prólogo a este álbum.
Quem disse que a originalidade tinha morrido?
http://www.tvontheradio.com/