{ background: black }

segunda-feira, outubro 23, 2006

Dirty On Purpose – Hallelujah Sirens (2006)

 pelO Puto 



Quando me falam em Nova Iorque, vem-me logo à ideia a sofisticação, a conotação arty, a vanguarda e o sentido cosmopolita. Martin Scorcese, Sonic Youth, Jim Jarmush, Velvet Underground, Woody Allen, Pop Art, Afrika Bambaata, Beastie Boys, The Cramps, George Gershwin, John Zorn, Guggenheim, Interpol e outras grandes referências saltam-me da memória como nomes representativos. Talvez esses conceitos não se apliquem aos Dirty on Purpose, principalmente no que diz respeito à urbanidade do som.
Ao longo do segundo álbum de originais deste quarteto oriundo da Big Apple são algo óbvias as referências aos Yo La Tengo (na sua vertente mais sónica) e aos inevitáveis Sonic Youth (estes últimos apenas em alguns dos meios), mas aqui há bastante valor acrescentado. O registo investe na sujidade das guitarras, por onde paira a melodia doce, garantida pelo canto e sussurro das vozes, muito ao jeito do shoegazing, servindo a ágil e por vezes musculada secção rítmica como contrapeso que impede o som de fugir para a atmosfera. Conseguem-se bons momentos pop que revelam um carácter expansivo mas com um certo sentido de orientação (“No Radio”, “Light Pollution”), baladas que contrastam com a energia envolvente (“Lake Effect”, “Always Looking”), temas rápidos e assertivos (“Car No-Driver”, “Marfa Lights”), belezas a duas perspectivas (“Your Summer Dress”, “Kill Our City”, “Fake Lakes”) e um instrumental forte e psicadélico (“Monument”).
Apesar da aparente complexidade, a mim sugerem-me uma certa simplicidade rural, tal como as diferentes fases de uma tempestade a céu aberto.
Sítio oficial da banda
Dirty On Purpose no MySpace
Videoclip de "No Radio"
Videoclip de "Light Pollution"
Amostras: Your Summer Dress | Light Pollution | Rats

7 Comments:

Blogger Tiago Fragata disse...

Deixaste-me curioso. Vou ouvir nos próximos dias. Abraço

24/10/06 7:14 da tarde  
Blogger martaltc disse...

Pelo que vi nos videoclips são muito engraçados, então o tema "no radio" com a aula de aerobica a acompanhar, simplesmente muito bom!...bjk

24/10/06 8:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Há um mesito chegou-me aos ouvidos a "Lake Effect" não sei bem como nem aonde, mas é um tema fenomenal.

25/10/06 8:13 da tarde  
Blogger joao disse...

i) a guitarra de no radio e igualzinha aquela dos bloc party
ii) nao me lembro agora do nome da musica nem me esta a apetecer ir procurar
iii) esta era dinheiro garantido com um processozito

28/10/06 1:10 da manhã  
Blogger ... disse...

Não conhecia a adorei.
A No Radio é mt boa.

28/10/06 10:03 da tarde  
Blogger Wellvis disse...

Ah, que bom que aquele pop up desgraçado já não abre lol! agora posso retornar à leitura assídua ao vosso blog..Já não era sem tempo.. Abraço!

1/11/06 10:18 da tarde  
Blogger Wellvis disse...

Bem..retiro o que disse acima..

5/11/06 1:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home