{ background: black }

quinta-feira, maio 04, 2006

Director's Label Series Boxed Set - The Works of Spike Jonze, Chris Cunningham and Michel Gondry (2004)

 pelAnónimo 



Este é o primeiro volume da série "Director's Label". O segundo volume contém os trabalhos de Mark Romanek, Jonathan Glazer, Anton Corbijn e Stéphane Sednaoui. Michael Gondry, que realizou também "Eternal Sunshine of the Spotless Mind", é o meu preferido dos três realizadores. Ele junta o imaginário infantil que faz lembrar Tim Burton com uma grande sofisticação técnica e uma imaginação ilimitada. Em "Around the World", dos Daft Punk, compõe uma coreografia com múmias, esqueletos, bailarinas, nadadoras, astronautas e gigantones, e a cada grupo de personagens atribui a mimetização de cada um dos instrumentos. Em "Fell in Love With a Girl" ele tranforma os White Stripes em bonecos de Lego e em "The Hardest Button to Button" a bateria e o amplificador dos White Stripes vão-se multiplicado ao som da batida. O meu vídeo preferido é o de "Come Into My World" de Kylie Minogue. Ela vai passeando em loop por uma zona de Paris cruzando-se com pessoas pela rua e a cada passagem pelo refrão surge mais uma Kylie. Os transeuntes vão-se multiplicando também em sósias que executam as mesmas tarefas do seu original. No final acabamos com quatro (bendito realizador) Kylie's. A caixa contém também sete vídeos realizados por Gondry para Björk.
Spike Jonze, realizador de "Adaptation" e "Being John Malkovich", é um contador de histórias, serve-se da música para ilustrar os vídeos chegando ao ponto de baixar o volume como se fosse uma banda sonora de fundo para que se ouçam os diálogos das personagens. Apesar de o considerar o menos interessante dos três, ele realizou dois vídeos magníficos: "Cannonball", das Breeders, feito em parceria com Kim Gordon dos Sonic Youth, e "Weapon of Choice", de Fatboy Slim, em que Christopher Walken dança admiravelmente num hotel vazio.
Cris Cunningham movimenta-se num universo bizarro, por vezes grotesco e assustador, que se adapta bem à música dos Aphex Twin, dos Squarepusher ou dos Leftfield, outra vezes elegante e etéreo como no vídeo para "Only You" dos Portishead ou "Frozen" de Madonna.
Além dos vídeos esta caixa contém muitas outras iguarias: a opinião de cada banda acerca das expectativas que tinham para o vídeo e daquilo que acharam do resultado final, entrevistas com os realizadores e algumas curtas-metragens de cada um deles. O preço da caixa ronda os 50 euros mas por um preço mais acessivel podem comprar os DVDs de cada um dos realizadores. Eu optaria por Michel Gondry.