{ background: black }

terça-feira, dezembro 11, 2007

Howling Bells - Howling Bells (2006)

 pelO Puto 



Apesar de se terem mudado para terras de Sua Majestade pouco depois de se formaram na Austrália, o quarteto formado pelos irmãos Juanita e Joel Stein, Brendan Picchio e Glenn Moule deve ter retirado alguma inspiração da geografia do continente-ilha, pois a sua música tanto evoca o conjunto grandioso, árido e colorido do Uluru como apela ao sentido bucólico de uma pastagem. Claro está que a tudo isto está associada uma esplêndida acepção estética.
Os temas deste álbum de estreia fluem harmoniosamente, com robustez e estrutura e sem vacilações. A encantadora voz de Juanita, por vezes a recordar Harriet Wheeler dos Sundays ou até Hope Sandoval, é perfeita para veicular as elaboradas linhas melódicas, maioritariamente dirigidas pelo seu irmão, e os ritmos certeiros. Apesar de estar contida entre um certo folk rock e uma pop mais elegante, essas melodias relembram as guitarras certeiras de David Roback (Mazzy Star, Opal) ou de Grant Lee Buffalo, as ambiências dos Slowdive ou Cocteau Twins e a firmeza de PJ Harvey dos primeiros tempos. A beleza é denominador comum a todas estas referências, encontrando-se abundantemente neste disco. Não deixa de ser intrigante como o laconismo presente tanto na música como nas letras aponta em direcções opostas: a sedução da primeira encontra o desencanto nas segundas.
Sem sobrecarregar os sentidos, este sólido álbum preenche a alma como só poucos momentos extra-musicais na vida o proporcionam.
Sítio oficial dos Howling Bells
Howling Bells no MySpace
Videoclip de "Broken Bones"
Videoclip de "Blessed Night"
Videoclip de "Setting Sun"
Videoclip de "Low Happening"
Amostras: The Bell Hit

6 Comments:

Blogger oaktree disse...

Grande disco, sim senhor!
***

11/12/07 11:08 da tarde  
Blogger Nelson disse...

É muito jeitoso não há dúvida! A fazer lembrar por vezes o primeiro registo longa duração dos Long Blondes!

11/12/07 11:57 da tarde  
Blogger Vieille Canaille disse...

É um bom disco.Ando ouvindo o Patrick Hawley, Patrick Watson, The Electric President e o novo do Kevin Ayers. Recomendo-os.

12/12/07 10:57 da manhã  
Blogger Wellvis disse...

Este foi o grande disco de 2006 que descobri em 2007! LOW HAPPENING é praí umas das músicas da década!

Abraços.

13/12/07 1:23 da manhã  
Blogger M.A. disse...

Concordo plenamente com as referências a The Sundays e Cocteau Twins. Estas últimas mais dissimuladas, mas estão lá. Quanto à PJ Harvey, ainda não apanhei, apesar de não ser esta a 1.ª vez que vejo o nome dela vir à baila quando se fala dos Howling Bells. Talvez seja eu que ando um pouco distraído :)

Abraço

13/12/07 11:12 da tarde  
Blogger O Puto disse...

Nelson, talvez serão mais os Long Blondes a lembrar os Howling Bells, uma vez que o disco dos primeiros é posterior ao dos segundos. ;)
Wellington, também fará parte do meu habitual top "discos de anos anteriores que só descobri este ano".
M.A., quando ouvi pela primeira vez os Howling Bells (penso que foi através do videoclip de "Blessed Night") a P.J. foi o primeiro nome que me veio à cabeça.

14/12/07 11:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home