{ background: black }

quinta-feira, junho 23, 2005

Kanye West – The College Dropout (2004)

 pelO Tipo 


Prestes a lançar o seu 2º álbum de originais, parece-me justo falar de Kanye West e do seu álbum de 2004, “The College Dropout”. Talentoso produtor de Chicago, Kanye West tem vindo a construir uma carreira baseada na produção de êxitos para, p. ex., Jay-Z (trabalhando aliás na sua editora, Roc-A-Fella Records), Talib Kweli, Ludacris, Alicia Keys, tendo produzido o último álbum do seu amigo Common, “Be” (um excelente álbum em que se nota a mestria do beat master West). Em 2002, sofreu um grave acidente que, segundo as palavras dele, serviu para o inspirar e passadas umas semanas gravava “Through the Wire” (com os maxilares fechados por arames), que relata esta experiência (música construída sobre um sample de “Through the Fire” de Chaka Khan), que serviu de single de apresentação de “The College Dropout”. Juntando o hip-hop mais mainstream com loops de samplers old school R&B, soul, gospel e qualidades de MC que se desconheciam, West constrói um álbum que vai para além dos habituais clichés do hip-hop actual ("gun-cars-b**-jewels"). Uma coisa a apontar talvez seja demasiados interlúdios satíricos (skits), que tiram coesão. Em Fevereiro de 2005, venceu o Grammy para o Melhor Álbum Rap e Melhor Canção Rap (“Jesus Walks”), tendo tido 10 nomeações à partida. Destaco “All Falls Down” (construída sobre um loop vocal de Lauryn Hill), “Slow Jamz” (com a participação de Jamie Foxx e Twista) e “Jesus Walk”. Ah, e esta rima de “Through the Wire”: 'But I’m a champion/So I turned tragedy to triumph/Make music that’s fire/Spit my soul through the wire'
http://www.kanyewest.com/
Amostras: All Falls Down | Jesus Walks | Slow Jamz

4 Comments:

Blogger Spaceboy disse...

Também gostei do disco e ainda bem que o Kanye West não se deixa cair pelas banalidades de grande parte dos rappers norte-americanos.

23/6/05 12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

está mt bom...hip hop do melhor...e as colaborações dele com o John Legend e Dilated People são excelentes!

23/6/05 4:07 da tarde  
Blogger O Tipo disse...

"Ordinary People" é uma grande música! Mas acho que se nota mais o estilo de produção do Kanye West no "Be" de Common.

23/6/05 4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bom dia!

Este sim é um excelente álbum, gosto de quase todos os temas presentes em College Dropout.
Mas em Be já posso dizer isto mesmo:
Gosto de todos os temas.

Sobre "Ordinary People", acho que é um tema fora de série. Excelente.
Tenho a impressão que foi Will.I.Am o produtor deste tema e não Kanye West, no entanto nao me admirava que Kanye tivesse também dado uma ajudinha.

19/1/07 4:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home