{ background: black }

quinta-feira, novembro 10, 2005

Franz Ferdinand - You Could Have It So Much Better (2005)

 pelO Puto 


Depois de uma estreia cheia de energia e apelo que lhes trouxeram a fama e a aclamação, que fizeram os Franz Ferdinand? Continuaram a incitar as pessoas a dançar e a cantar, mas agora também há algum tempo para o sofá. Este segundo registo herda muito do carisma do primeiro registo mas alarga um pouco as fronteiras. O álbum não é apenas preenchido com potenciais singles (que tanto nos deliciaram e deliciam) pois alguns temas denunciam uma positiva evolução em termos de composição. Estão cá os compassos simples mas irresistíveis, os refrões orelhudos, os riffs harmoniosos e as mudanças oportunas de ritmo, mas há desacelerações e elementos acústicos que demonstram uma sensibilidade não explorada (ou não visível) no álbum homónimo. Temas como "Walk Away", "Eleanor Put Your Boots Back On" e "Fade Together" revelam um outro lado emergente dos FF, onde a melodia assume protagonismo e onde a aura neo-pós-punk desaparece, acolhendo outras referências como os Beatles ou os Blur. O álbum termina em grande, com um dos seus melhores exercícios globais ("Outsiders").
Prenuncia-se um bom futuro para estes escoceses, que continuam a cantar e a encantar (velho cliché que aqui se aplica na perfeição).
http://www.franzferdinand.co.uk/
Amostras: You're The Reason I'm Leaving | Eleanor Put Your Boots On | Outsiders

15 Comments:

Blogger O Tipo disse...

Gostei bastante deste álbum. Passaram a prova do 2º álbum com distinção!

10/11/05 7:43 da tarde  
Blogger tartaruga disse...

Olá, olá!
Eu também adorei este 2º CD, fantástico!

10/11/05 7:54 da tarde  
Blogger playlist disse...

É a confirmação de que são mesmo bons!!O primeiro álbum,não foi por acaso..

10/11/05 9:42 da tarde  
Blogger o terceiro homem disse...

Gosto bastante deste segundo FF e, de facto, as fronteiras alargam-se. "Eleanor Put Your Boots On" é muito 'british' e encanta. Mas há outras pérolas."Well That Was Easy" é FF tal como os descobrimos no primeiro álbum.Obrigado, Puto, pelos comentários.

10/11/05 10:04 da tarde  
Blogger Spaceboy disse...

Também gostei muito do disco e a «Outsiders» é também uma das minhas preferidas. Continuam em grande.

10/11/05 11:48 da tarde  
Blogger gonn1000 disse...

Gostei mais do primeiro, embora este ainda seja um bom disco. Não acho que seja assim tão diversificado, pelo contrário.

11/11/05 9:45 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Grande, grande disco! Continuam a fazer escola.

11/11/05 4:19 da tarde  
Blogger nel colaça disse...

Passaram o teste (2ºlp) com distinção.
Sem dúvida uma banda com futuro!

11/11/05 7:49 da tarde  
Blogger mr pavement disse...

após uma única audição, confirma-se: boa cepa!

[agradecimento particular ao puto pelas palavras na nova geometria.]

os melhores cumprimentos.

11/11/05 10:57 da tarde  
Blogger Planeta Pop disse...

Puto, estou de acordo com tudo o que foi escrito. Com este 2º disco os FF provaram que vieram para ficar e que são mais, muito mais, do que um simples fenómeno alimentado pela imprensa musical britânica. Acredito que daqui a 10 anos ainda estarão a fazer discos interessantes. Mesmo que nessa altura já não estejam na "moda". Um pouco como o que hoje acontece com bandas como os Blur...

12/11/05 2:15 da manhã  
Blogger The Boy with the thorn in his side disse...

Não quero por em causa nada que foi escrito, mas não acho que este último não têm metade da espontaneidade do primeiro, e que tanto adorei ver em Franz Ferdinand! Este álbum é mais, perdoem-me a expressão, "martelado"!
Este é bom, mas o primeiro foi muito bom!

12/11/05 2:59 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

penso que a banda com estes dois lançamentos tão perto um do outro, quiseram afirmar-se definitivamente aos fans e à crítica, eles estão aí e estão para ficar... pelo menos deram-nos essa ideia!!!

12/11/05 10:15 da tarde  
Blogger magnuspetrus disse...

Mal consigo esperar pelo próximo...

14/11/05 12:55 da tarde  
Blogger mPm disse...

eu continuo ainda (ainda, porque ás vezes depois de ouvirmos muito um cd mudamos de opinião) a gostar mais do 1º, apesar de concordar com voces: têm futuro, não se irão ficar pela fama do 1º, e isso é muito bom numa banda.

abraços

14/11/05 6:14 da tarde  
Blogger happy leaf disse...

Quando apareceram os FF primavam pela diferença, pela alegria e energia que a musica causava, por ocuparem um espaço que muitas bandas quase tocavam. Honestamente, sem querer por em causa o valor da banda, este 2o album padece do virus "mais do mesmo"... Por se repetirem perdem tudo aquilo que os distinguia e que os levou tao longe... Quando o futuro é igual ao presente...

17/11/05 11:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home