{ background: black }

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Electrelane - Axes (2005)

 pelO Puto 



As britânicas Electrelane não cantam sob o efeito do TPM, nem sobre relações falhadas, nem sobre vingança, nem sobre o amor enquanto lugar-comum. Não são, portanto, uma típica banda de gajas. Aventuram-se por terrenos dominados pelos homens, como seja o pós-rock, o free jazz, o krautrock e a pop experimental, acrescentando-lhes beleza, sensibilidade, equilíbrio e tenacidade. Dominam com mestria e vigor o som de vários instrumentos, sendo a santíssima trindade (baixo, bateria e guitarra) e o piano denominadores comuns, funcionando em planos diferentes porém conjugantes. Enquanto os primeiros asseguram uma base segura ao som, o piano distingue-se (e de que maneira) pelos acessos de fúria e pelas carícias. Há um sentido de ordem e métrica, mesmo no tema mais experimental ("Business or Otherwise"), e as palavras são quase sempre induzidas precisamente devido à escassez destas. As vozes aqui funcionam quase sempre como instrumentos, seja em coros majestosos, em entoações easy listening ou em simples inflexões. Uma viagem, com comboios ("Gone Darker"), idas a França ("Eight Steps"), planagens e vôos picados.
Álbum emocional mas também visual e matemático, "Axes" atinge um certo expoente feminino na música, no sentido em que o feminino é mãe e mulher, é ternura e força, é sedução e entrega, é cravo e canela, é caminho e perdição.
Sítio oficial das Electrelane
Secção Electrelane no sítio da editora Too Pure
Amostras: If Not Now, When? | Eight Stpes | Atom's Tome

3 Comments:

Blogger Spaceboy disse...

Um dos meus preferidos de 2005! É arrasador e tem alguns efeitos hipnóticos em mim. Excelente.

15/2/06 9:43 da tarde  
Blogger extravaganza disse...

Ainda não ouvi, mas o post.... transmite intensidade. Adorei :)

15/2/06 10:12 da tarde  
Blogger Michelle Robert disse...

Fiz uma pequena resenha sobre o "Too Pure" de 2004 das moças, se vc quiser dar uma olhadinha o post chama-se "meninas valentes". Pensei que só eu gostava de electrelane no mundo.
www.chienperdu.blogspot.com

18/4/06 1:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home