{ background: black }

sexta-feira, maio 27, 2005

Nico - Chelsea Girl (1967)

 pelO Puto 


Pouco depois de ter gravado o mítico álbum da banana com os Velvet Underground (para mim, um dos melhores discos de sempre), Nico, um ex-modelo alemã baptizada de Christa Päffgen, encetou uma carreira a solo, lançando em 1967 uma pequena pérola. Apesar de uma certa tensão com os VU, uma vez que foi quase imposta por Andy Warhol, 3/4 da banda colaboraram neste disco, cabendo a restante composição a Jackson Browne.
A grande maioria dos temas foram compostos para a guitarra, um pequeno ensemble de cordas e uma flauta ocasional, com arranjos simples mas de uma beleza quase celestial (quão divinais são "The Fairest Of Seasons", "These Days", "Winter Song" e "Chelsea Girls"!). Não deixa de ser incrível com funciona tão bem o contraste com a voz de Nico, aparentemente despreocupada, por vezes desafinada (ela não é de longe a melhor cantora do mundo, tecnicamente falando), de pronúncia indisfarçada, mas com inflexões suficientes para compensar essa limitação. Não imagino outra pessoa a cantar melhor estes temas negros, embora pejados de referências neo-clássicas ou folk, comprovando o génio emergente de John Cale. O contraste continua mesmo na faixa em que a sua voz revela mais empenho e firmeza ("It Was A Pleasure Then"), pois a guitarra de Lou Reed garante a sujidade necessária, como que invertendo os papéis.
Podem-no considerar um sucedâneo de "The Velvet Underground and Nico", mas para mim é um disco forte, coeso, com uma identidade própria e, acima de tudo, de uma beleza resistente ao tempo e sobrevivente a quem lhe deu vida.
http://smironne.free.fr/NICO/

2 Comments:

Blogger Aline Aguiar disse...

Este disco é de uma beleza ímpar. Cada música penetra pelos ouvidos e atinge a alma de quem está aberto para uma experiência etérea. Ele é único e incomparável com qualquer disco que se possa dizer. Amo a música e a complexidade de certos cantore(a)s/grupos/compositore(a)s que tem o dom de tocar a alma de quem escuta. E a Nico certamente tem este dom.

1/5/11 1:23 da manhã  
Blogger O Puto disse...

Aline, obrigado pelo comentário. Um grande disco merece essas palavras.

2/5/11 9:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home