{ background: black }

segunda-feira, novembro 22, 2004

Pluto - Bom Dia (2004)

 pelO Puto 


O disco de estreia da nova banda de de Manel Cruz e Peixe constitui um corte radical com a direcção musical que os Ornatos Violeta estavam a adoptar. Assumidamente mais rock, com alguns dos seus clichés mas também muitos virtuosismos, posicionando as guitarras no comando, e estas conjugam-se de forma forte mas harmoniosa. Os temas são extraordinariamente melodiosos, por vezes experimentalistas, e muito bem complementados pela voz de Manel Cruz, dos poucos lusos que consegue cantar eficazmente em português (no que diz respeito ao pop/rock, claro). As letras assumem menos protagonismo que nos OV, apesar do tema-mor continuar a ser o amor (o Manel Cruz é um romântico, o que se há-de fazer?), mas em tom menos meloso e mais incisivo. Mesmo assim há um pequeno abuso dos falsettos.
Tudo isto contribui para que a música dos Pluto seja menos imediata que a dos OV, esta mais pop e orientada para as orelhas dos refrões. As orelhas aqui apresentam-se nas 6 cordas.
Tive oportunidade de os ver ao vivo há bem pouco tempo, e a transposição para o palco é um processo natural. As canções ganham asas e as emoções estão mais à flor da pele, bem como se contrapõem a crueza e a (falsa) doçura do rock. Um dos grandes discos portugueses de 2004.
http://www.planetapluto.com