{ background: black }

domingo, fevereiro 20, 2005

LCD Soundsystem - LCD Soundsystem (2005)

 pelO Puto 


Ao lançar um punhado de singles badalados durante os últimos 3 anos ("Losing My Edge", "Give It Up" e "Yeah"), já seria de prever que James Murphy e o seu projecto viessem a dar que falar, uma vez que ele e Tim Goldsworthy estiveram no centro da explosão da nova vaga de punk-funk graças à etiqueta DFA Records. Mas, uma vez que já nos encontramos razoavelmente expostos a este fenómeno (e isso não é necessariamente mau), poder-se-ia pensar que este disco seria mais do mesmo. Mas a verdade é que este objecto encerra algumas agradáveis e refrescantes surpresas.
A primeira que constatei foi a versatilidade da voz de James Murphy. O tom anasalado e quase falado dos temas que conhecia é apenas uma das facetas do seu registo vocal. O homem canta, declama e grita e até nos convence que dispõe de vários vocalistas ao seu dispor, ao contrário do que acontece, por exemplo, com o monocórdico e estridente vocalista dos The Rapture.
Outro aspecto que me chamou a atenção foi o à-vontade com que se aproxima a outros campos musicais. Apesar de a bateria e o baixo serem donos e senhores do disco (como acontece nos irresistíveis "Daft Punk Is Playing In My House", "On Repeat" e "Disco Infiltrator"), são bastante felizes as suas incursões na melodia ("Tribulations"), na balada melancólica ("Never As Tired As When I'm Waking Up"), no dub-funk ("Thrills") ou na ambient-pop ("Great Release"). Não é que aquilo que já se conhecia dos LCD Soundsystem não primasse por um esforço, uma qualidade e certa diversidade, mas receava que a proeza não passasse de uns bons singles. Afinal enganei-me, e ainda bem.
O lançamento ainda inclui os singles pioneiros compilados num CD bónus, tão indispensáveis quanto o álbum.
http://www.lcdsoundsystem.com
http://www.dfarecords.com/

9 Comments:

Blogger gonn1000 disse...

Com tanto hype, vou ter de ouvir esse disco com atenção...

21/2/05 10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Estridente o gajo dos Rapture? Estridente é o gajo dos X-Wife!!!

Rui

21/2/05 1:57 da tarde  
Blogger mr pavement disse...

[a respeito do video de hunted by a freak, por mogwai: corroboro as tuas palavras.]

cumprimentos do litoral oeste.

21/2/05 7:06 da tarde  
Blogger JAP disse...

Apesar de ser uma nome que me tem soado bastante nos últimos tempos, confesso que ainda não ouvi nada dos LCD. Obrigado pela dica, colega. Um abraço.

24/2/05 3:32 da tarde  
Blogger Gil Cunha disse...

Já ouvi umas coisitas do álbum, ainda não com muita atenção no entanto... Mas diga-se que o ritmo hipnótico de “Thrills” têm-me agradado bastante… :)

28/2/05 11:35 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Ora bem, assim à primeira audição não me convenceu muito...a conferir!

2/3/05 12:27 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Ora bem, assim à primeira audição não me convenceu muito...a conferir!

2/3/05 12:27 da manhã  
Blogger lyric disse...

estou atento ao hype à muito... desde que saiu o single sa Yeah.

É porreiro sim senhor

2/3/05 9:48 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Grande HIT em Dublin, no final do mês passado. Naum sei pq, ainda naum o comprei. Acho ke naum me convenceu à 1ª. Será que vale o investimento, Puto?
Hugzzz
Kraak/Peixinho aka Na Dúvida

24/4/05 7:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home