The Stills - Logic Will Break Your Heart (2004)
pelO Puto
Mais uma boa surpresa recente vinda de Montreal, para além dos Godspeed You! Black Emperor, de Feist, dos The Arcade Fire e outros. Mas ao contrário das bandas de pós-rock, este quarteto canadiano funciona como um todo, sendo impossível imaginá-lo sem qualquer uma das partes.
Conhecem-se desde a pré-adolescência, e talvez isso contribua para a impressionante coesão do seu pop melancólico. Tendo como óbvias referências algumas bandas inglesas dos anos 80 (Joy Division, The Smiths, The Cure), o seu som é incrivelmente actual, à semelhança de muitos artistas que aí bebem as suas influências. As melodias contidas nestes 12 temas, todos pequenas pérolas, contam histórias de amor e morte, expõem crises existenciais e conquistam-nos pelas suas paisagens cinzentas. Para isso em muito contribuem a voz low profile de Tim Fletcher e os arranjos perfeitos (é que são mesmo!) das guitarras. O ritmo das canções é simples mas eficaz, pois hoje em dia banda pop que se preze tem que apontar tanto à mente como ao corpo.
Um álbum encantador de tão desencantado que é, e isso realmente quebra o coração.
http://www.thestills.net/
7 Comments:
A "Still in Love Song" foi uma das minhas preferidas de 2004 ... passei-a insistentemente ... mesmo quando me atiraram ovos moles e tomates podres ... :D
É pop .. e é tão fixe !!
Outra coisa ... já ouviste a "NightWaves" dos VHS or Beta??
Concordo com tudo o que escreveste!Que disco dos diabos!
muito bom álbum. [pode ser escutado na íntegra na página da banda]
despretensiona qualidade pop.
abraço.
Não conheço absolutamente nada de Música Portuguesa: somente Amália Rodriguez e Madredeus.
Ao Nel: Já ouvi a "Nightwaves", dos VHS or Beta, e é uma das melhores faixas do disco. Aliás, intrumentais é coisa que não falta em "Night On Fire". Tem alguns bons temas, mas no geral oscila entre uns The Cure neo-românticos e uns Rinoçérôse circa "Music Kills Me". Não me convenceram muito, mas lá apelo dançante têm.
De facto foi uma boa supresa :)
Enviar um comentário
<< Home