{ background: black }

quarta-feira, dezembro 27, 2006

TV On The Radio – Return To Cookie Mountain (2006)

 pelO Puto 



Quando surgiram com o excelente e original “Desperate Youth, Blood Thirsty Babes”, em 2004, este colectivo nova iorquino surpreendeu pela abordagem algo niilista e desconstrutiva do rock, ao apresentar um som que combinava guitarras e maquinaria, vozes soul e sons atmosféricos, desviando a atenção da nova vaga pós-punk que já roçava o vampirismo. Surgem 2 anos depois com uma formação alargada em número de elementos (de 3 para 5) e em conteúdo sonoro.
Com as atenções colocadas sobre o segundo longa duração, a expectativa era grande por parte de todos, mas felizmente saíram-se bem. Não fizeram um prolongamento do disco de estréia, apesar de muitos elementos ainda lá estarem residualmente presentes, mas sim utilizaram uma fórmula diferente. O som intensifica-se e adensa-se (contrapondo com o trabalho anterior, mais etéreo), e a utilização dos ritmos intensos e quase omnipresentes leva-me a concordar com o Ladies Love, quando afirmava que “os TV On The Radio são a melhor banda de pós-punk da actualidade, por muitas razões, sendo a maior delas não quererem soar ao que soavam as bandas de pós-punk canónicas”. Parece-me isto uma forma perversa de apropriação ou manipulação do seu próprio legado e do cenário musical actual como forma de o fazer evoluir (não será esta uma das melhores formas de evolução?). Presencia-se uma contínua sobreposição de camadas sonoras, sejam elas ritmos, lençóis de guitarra, linhas sintéticas ou vozes, o que culmina em temas sem grandes amplitudes sonoras mas com uma variedade de reacções induzidas, pois ora nos eleva suavemente aos céus ora nos arrasta esta espiral mortal pelo solo. Continuam desviantes e menos óbvios, apesar de já nos familiarizarmos com o seu som. Tanto “Desperate Youth…” como “Return…” contêm hélio, só que no primeiro respirava-se o gás, e no segundo ele está presente no interior de uma lâmpada.
E agora, que nos reservarão para o terceiro? Uma viragem para o space-hip-hop?
Sítio oficial dos TV On The Radio
TV On The Radio no MySpace
Videoclip de "Wolf Like Me"
Amostras: Hours | A Method | Blues From Down Here

4 Comments:

Blogger Unknown disse...

Possivelmente uma maior aproximação ao hip-hop, já que deixaram antever o género por alguns temas. Acho que os TotR nunca fariam um álbum exclusivamente dedicado a tal. A sapiência do grupo reside precisamente no que disseste: uma miscelânea de camadas sonoras :)

Hugzz on the TV :)

27/12/06 12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

não consigo perceber totr, essa miscelânea de camadas sonoras não consegue fazer sentido na minha mente...e já ouvi o album bastantes vezes. este não vai aparecer na minha lista de final de ano, talvez daqui a uns meses dê uma ouvidela de novo :P

28/12/06 12:37 da manhã  
Blogger Ricardo disse...

As primeiras vezes que ouvi o álbum também não me fazia sentido aquilo tudo, era algo estranho. Arrumei ao lado, recentemente voltei a ouvi-lo, o estranho agora parecia-me fazer sentido, voltei a escutar e realmente reve-la uma construção e desconstrução do rock.

28/12/06 11:53 da manhã  
Blogger O Tipo disse...

Fazem um grande álbum e conseguem ter um dos videoclips mais pirosos do ano...

2/1/07 11:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home