{ background: black }

terça-feira, julho 12, 2005

Stephen Malkmus - Face The Truth (2005)

 pelO Puto 


Depois dos Pavement, extintos em 1999, alguns dos seus elementos prosseguiram carreiras a solo. Segui com mais atenção a de Stephen Malkmus, líder e principal compositor da banda. O primeiro registo, homónimo, não constituiu qualquer ruptura com o passado recente (leia-se “Terror Twilight”), apesar de apurar o sentido melódico e alguma anglofilia, que nos Pavement nunca foi plenamente assumida. Confesso que o segundo registo, “Pig Lib”, me desiludiu um pouco. Ou talvez foi por mim mal compreendido. O certo é que me fez distrair um pouco do artista que fez parte de uma das minhas bandas preferidas. Mas eis que surgiu “Face The Truth” há bem pouco tempo. E o Sr. Malkmus redimiu-se e reconquistou-me.
Há surpresa logo ao primeiro tema, com o groove de “Pencil Rot”, algo muito pouco frequente no passado do Ex-Pavement. E os sintetizadores e teclados, senhoras e senhores! Invadem por completo o som deste disco. As guitarras, salvo algumas excepções (caso de “No More Shoes”, épico com andamento a la Sonic Youth), são deixadas para segundo plano, e as linhas sintéticas constituem quer o tecido melódico quer os retalhos experimentais. Mas o ouvido não estranha. Até acha familiar esses temas entre os Pavement vintage e alguns novos caminhos mais subtis. É inevitável não trautear algumas aproximações à pop, pois este universo está no fim e não nos meios.
Li algures numa entrevista que Stephen Malkmus não leva a electrónica a sério. O certo é que, a brincar, a brincar, é ela que leva a melhor neste terceiro trabalho.
http://www.stephenmalkmus.com/
Amostras: Pencil Rot | I've Hardly Been | Baby C'mon

7 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

N sei se gosto... sera q gosto? Uma coisa é certa, hj vou gostar de ver os Thievery Corporation hehehe.

13/7/05 11:54 da manhã  
Blogger gonn1000 disse...

Ouvi alguns temas de discos anteriores e gostei, deste ainda não conheço nada...

13/7/05 12:22 da tarde  
Blogger O Puto disse...

Como me disse o meu amigo Tipo, e eu subscrevo, os Thievery, a partir do 1º álbum, foram sempre a descer, com a excepção honrosa do DJ Kicks.

13/7/05 1:02 da tarde  
Blogger roque disse...

já tenho... é bonzito, mas custa a entrar... é Stephen Malkmus no seu máximo expoente... é como Pavement... ou se gosta ou se vomita...

14/7/05 2:03 da tarde  
Blogger roque disse...

e gostei bastante de algumas do Pig Lib...

14/7/05 2:04 da tarde  
Blogger Spaceboy disse...

Também gostei bastante destas incursões pelas electrónicas...

17/7/05 1:59 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Eich Puto, tinha passado ao lado deste teu post! Como é que eu naum tinha visto isto??? Stephen Malkmus é actualmente um dos intérpretes que mais oiço! Naum param de rolar lá por casa. :) Moi-même um (ex)-apaixonado pelos Pavement... Siga p/ bingo!

Hugzzz de verdade

19/7/05 3:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home