{ background: black }

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Carl Hancock Rux - Apothecary Rx (2004)

 pelO Puto 


O poeta (tem vários livros publicados) e músico norte-americano Carl Hancock Rux editou no ano passado o seu segundo álbum, seis anos depois da sua estreia nas edições discográficas e de algumas participações em trabalhos de outros (Jon Brown, Yukihiro Fukutomi, David Holmes, DJ Spooky, Stephanie McKay). Retorna com um disco (os segundos são sempre a prova de fogo de qualquer artista) que corresponde às expectativas criadas pelo primeiro, e penso que até as supera. Convidados não faltam, como é o caso de Chocolate Genius (alter ego de Marc Anthony Thompson, conhecido pelo seu trabalho com Marc Ribot, ex-Lounge Lizards e habitual colaborador de Tom Waits), do guitarrista Dave Tronzo (conhecido pela sua forma singular de utilizar a slide guitar), do exímio violinista Leroy Jenkins (lenda do free jazz, tocou com outros nomes ilustres, como Ornette Coleman ou Alice Coltrane) e do brasileiro Vinicius Cantuária. O toque destes mestres é bem perceptível ao longo do disco, pois os instrumentos que os tornaram famosos destacam-se de forma escorreita das composições que integram.
Disco ecléctico no verdadeiro sentido da palavra, no qual é curioso o contraste entre a geodiversidade da textura instrumental e vocal, e a temática abordada na poesia de CHR. A base é a música negra em muitas das suas vertentes - blues, hip-hop, soul, r'n'b, dub, jazz, afro-beat -, sobre a qual Carl enfatiza e reflecte sobre as diferenças sociais, raciais, religiosas e outras, mas sempre em contextos bem urbanos. Tudo isto é amplificado num gospel, que para muito contribuem os coros providenciados por Stephanie McKay, Helga Davis e Marcelle Lashley (excelentes intérpretes), enquanto Carl canta e declama síncrona ou paralelamente. Poderiam vir à ideia outros artistas da spoken word, como Ursula Rucker, mas aqui o medicamento é de largo espectro.
Mais um que escapou ao top ten de 2004 por audição não atempada...
http://www.carlhancockrux.com/

4 Comments:

Blogger O'Couto disse...

Não se esqueçam de visitar o novo blog satírico, http://www.engates.blogspot.com , com muito veneno sobre a vida quotidiana do comum dos mortais :)

21/1/05 5:04 da tarde  
Blogger JGSC disse...

Ainda não conheço este álbum... mas de facto desperta-me a curiosidade..

25/1/05 10:42 da tarde  
Blogger JGSC disse...

Comprei hoje este ábum.. estou a gostar mm mt :)

28/1/05 5:28 da tarde  
Anonymous IS disse...

E que grande concerto deu ele em Coimbra no ano passado para a Rádio Universidade de Coimbra!

25/2/05 1:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home