{ background: black }

quinta-feira, novembro 25, 2004

Post Industrial Boys - Post Industrial Boys (2004)

 pelO Puto 


Bela surpresa esta que nos chega do Médio Oriente, da insuspeita Geórgia, sob a batuta de Gogi Ge.Org (pseudónimo de George Dzodzuashvili). Residente em Tbisili, convidou (ou melhor, recrutou ou convocou) várias vozes, maioritariamente femininas, oriundas dessa cidade para verbalizar as suas composições de pop electrónico.
Embora a sonoridade seja nitidamente ocidental, com uma estrutura bastante frágil mas que não se desmorona, as letras (pelo menos as que são compreensíveis) têm um forte significado, reflectindo a realidade pós-comunista do povo geórgio, em particular das gentes urbanas. Não é à toa que faz parte de um colectivo virtual, não formalizado - a Goslab -, que se dedica à intervenção cultural.
Mas é a música que mais nos impressiona, com belos temas docemente vocalizados e vestidos de melodias algo atmosférias, a electrónica sempre presente e com alguns condimentos adicionados sob a forma de instrumentos de corda. Digno de figurar no catálogo da 4AD ou da Morr Music, este disco bilingue é um dos discos pop (pop? será?) de 2004, e revela uma elegância própria de alguns trovadores, como Gainsbourg, Hazelwood ou Cohen.
http://www.goslab.de/