{ background: black }

quinta-feira, dezembro 28, 2006

2006 - Listas musicais do Puto

 pelO Puto 

Confesso que 2006 não foi, para mim, um ano de grandes surpresas nem de discos excelentes, como tinha sido, por exemplo, o ano anterior. Ouvi menos discos, falei sobre menos ainda, mas, no entanto, vários álbuns e canções me destacaram interesse, me cativaram a atenção, me viciaram ou me apaixonaram, e são esses que refiro nestes tops. Estas listas são temporalmente volúveis e reflectem o balanço neste período de tempo. Ainda ficaram discos por ouvir, mas há que dar tempo ao tempo, e para ouvir música é preciso tempo e não pressão.
Desejo a todos os visitantes um ano de 2007 com muita e boa música, pleno de saúde, resoluções, realizações e boas surpresas. Abraços!

Álbuns 2006



1. Midlake – The Trials Of Van Ocupanther
2. Sonic Youth - Rather Ripped
3. The Knife - Silent Shout
4. TV On The Radio - Return To Cookie Mountain
5. Camera Obscura - Let’s Get Out Of This Country
6. Love Is All - Nine Times That Same Song
7. Herbert - Scale
8. Celebration - Celebration
9. Dirty On Purpose - Hallelujah Sirens
10. Tapes ‘n Tapes - The Loon
11. Belle And Sebastian - The Life Pursuit
12. Band of Horses - Everything All The Time
13. Dead Combo - Vol. II: Quando a Alma não é Pequena
14. Cat Power - The Greatest
15. I Love You But I’ve Chosen Darkness - Fear Is On Our Side
16. Working For A Nuclear Free City – S/T
17. Scott Walker - The Drift
18. Sol Seppy - The Bells of 1 2
19. Gnarls Barkley - St. Elsewhere
20. Peter Bjorn and John - Writer’s Block
21. Yeah Yeah Yeahs - Show Your Bones
22. She Wants Revenge - She Wants Revenge
23. Spank Rock – Yoyoyoyoyo
24. Neko Case - Fox Confessor Brings The Flood
25. Burial - Burial

Álbuns 2004/2005 que descobri em 2006



1. My Morning Jacket - Z
2. The Rosebuds - Birds Make Good Neighbors
3. Shout Out Louds - Howl Howl Gaff Gaff
4. Blood On The Wall - Awesomer
5. Metric - Live It Out
6. Blonde Redhead – Misery Is A Butterfly
7. Mazarin - We’re Already There
8. Electrelane - Axes
9. Tom Vek - We Have Sound
10. Broadcast - Tender Buttons

Temas/singles (ordem alfabética)

Asobi Seksu - Thursday | Azevedo Silva - Charlie | Band of Horses - The Funeral | Camera Obscura - Lloyd, I’m Ready To Be Heartbroken | Cat Power - Living Proof | The Changes - Twilight | CSS - Let’s Make Love And Listen Death From Above | Gnarls Barkley - Crazy | Hope Of The States - Blood Meridian | Hot Chip - Boy From School | Kudu - Bar Star | Lily Allen - Smile | Massive Attack - Live With Me | Midlake - Young Bride | Sonic Youth - Reena | The Strokes - You Only Live Once | Peter Bjorn and John - Young Folks | Tiga - 3 weeks | TV On The Radio - Wolf Like Me | Yeah Yeah Yeahs - Cheated Hearts

Concertos

1. Broken Social Scene @ Festival Paredes de Coura
2. The Strokes @ Festival Lisboa Soundz
3. Bauhaus @ Festival Paredes de Coura
4. Deerhoof @ Porto Rio
5. Cat Power @ Cinema Batalha

Videoclips

1. Gnarls Barkley - Gone Daddy Gone
2. Justice vs Simian - We Are Your Friends
3. Ok Go - Here It Goes Again
4. Hope of The States - Blood Meridian
5. I Love You But I’ve Chosen Darkness - The Owl
6. Vitalic - Poney Pt. 1
7. Mau - Prick (I Am)
8. Hot Chip - Boy From School
9. Klaxons - Golden Skans
10. Tiga - Far From Home

Coisas irritantes

- The Killers (principalmente "When We Were Young")
- Wolfmother (já não havia pachorra para os Led Zeppelin originais)
- Rihanna "Unfaithful" (apesar de achar a "S.O.S." bem engraçada)
- SPA
- Certos duetos (tal como este)
- Buraka Som Sistema
- A sobrevalorização dos Cansei de Ser Sexy (têm alguns temas bons no disco mas há lá outros bem chungas)

Filmes

Etiquetas:

31 Comments:

Blogger eduardo disse...

está uma boa selecção. Em breve publicarei a minha. Stay tuned!

28/12/06 6:36 da tarde  
Blogger 9-9 disse...

Gosto da maioria destas escolhas... só não percebo a "sobrevalorização" dos CSS... eles passam muito na rádio ou na tv? Venderam muito por cá? Deram algum concerto em Portugal? Oh well... opiniões!

Feliz 2007!

28/12/06 8:17 da tarde  
Blogger O Puto disse...

Hugo, refiro-me à sobrevalorização do álbum por parte de alguma imprensa, que criou grande alarido à volta dele e o colocou em lugares cimeiros dos tops de final de ano.

28/12/06 10:44 da tarde  
Blogger Spaceboy disse...

Fico contente por ver Sonic Youth, Knife, TVOTR, Herbert (que por muito pouco nao entrou na minha), Belle & Sebastian, Dead Combo, Cat Power, Scott Walker (que só não entrou na minha porque para mim está num patamar completamente diferente), Gnarls Barkley, Peter Bjorn & John, Spank Rock e Burial, mas não percebo os SWR, tal como acho que os Midlake andam a ser sobrevalorizados (apesar de lhes achar alguma piada).
Os Killers também me irritaram, mas não te irrites com Buraka Som Sistema, desfruta-os apenas com naturalidade! :p

Abraço e bom 2007!

29/12/06 12:13 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Muito boa a lista, Puto. :) Temos o 1º lugar em comum, hehe :) Concordo contigo quanto às "coisas irritantes", especialmente os Buraka Som Sistema. Argh! Quanto aos CSS, plenamente de acordo. Os temas bons no disco são muito poucos e não percebo pq tamanho destaque por muitos media, especialmente em Inglaterra. Tiveram "a sorte" de assinar pela SubPop. Wolfmother é uma coisa "irritante" em comum, LOL.

Hugzz e um SUPER 2007 também para ti! :)

29/12/06 12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Estava para comentar apenas os TVotR como um dos excelentes discos de 2006, quando por aqui passo e vejo mais uma lista... Está bem! Não devemos dar muita importância às listas e cada uma delas tem algo de nós e não tanto dos outros, por isso nunca aí iremos encontrar o Graal (é tempo perdido, como a sua demanda há séculos).

Contudo estas listas podem representar um guia para quem, como eu, não consegue chegar a muita coisa e vai aprendendo com o que se vai escrevendo neste tipo de sites. Os Midlake já me tinham chamado a atenção, e ouvi algumas coisas no myspace, mas pareceu-me algo que não passa do "agradável", ao contrário dos já citados TVotR, cozinheiros de um melting pot de primeira água (aqui sim, há algo de novo!). Quanto aos SWR, confesso uma espécie de ambiguidade tremenda sobre os ditos: aquilo pega e até é agradável de ouvir (se nos abstrairmos de algumas letras mais irritantes), mas no fundo, no fundo, acho mesmo que estão a reciclar material, o que não lhes augura nada de bom daqui para a frente. Bom! Mas como em tudo o que é relativo, esta é apenas mais uma opinião, embora com o meu cunho pessoal, só isso.

Quanto às coisas irritantes: a eleição é para o "dueto" em cujo post fiz aqui a minha primeira intrevenção.

Para finalizar: gosto do blog e das suas características de divulgação musical, já que as rádios passaram há muito o limiar da suportabilidade. Um abraço e um bom ano de 2007 a todos. :))

Mário Gonçalves

29/12/06 12:58 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

boa lista, apesar de não ter ouvido ainda tudo. Não gostei dos Tv on the Radio e The Knife e no entanto encontram-se muito bem cotados em muitas listas, terei de ouvir daqui uns meses de novo e formular nova opinião. Mas gostei de ver, Dead Combo, Herbert e Tapes n'Tapes, mas curiosamente ainda não encontrei Bonobo, TM Juke nem os Koop, que lançaram bons albuns este ano. Em relação às coisas irritantes, tb concordo com os Buraka.. foi um som que não me convenceu de maneira nenhuma... e já agora a super-irritante Floribela, já não posso com aquela personagem... aparece em tudo o que é lado!

29/12/06 1:40 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

As listas de fim de ano são fixes, pq há sempre coisas em q nos revemos e coisas que nos fazem perguntar "como é possível que este gajo tenha gostado tanto disto??". Nada melhor para estimular boas discussões e até para nos fazer rever algumas posições.
Tens aí algumas coisas q ainda não ouvi, e algumas que tb eu acho sobrevalorizadas (como os TVotR, os celebration ou os band of horses) - mas lá está, as CSS estão no meu top-5 deste ano, não me irrito com os killers (embora não ache este disco nada de especial, tb acho q está longe de merecer a onda de extrema indignação que suscitou junto da blogosfera musical) e até gosto dos wolfmother ;)
A escolha dos Midlake parece-me bem, é um disco excelente mas que ainda não amadureci devidamente. O meu disco do ano foi o dos YYYs.

Um grande abraço e um 2007 sempre a rock'n rollar!

29/12/06 10:31 da manhã  
Blogger gonn1000 disse...

Concordo que não houve muitos discos que se destacaram este ano, apesar de algumas boas surpresas. Os CSS foram uma delas, e não os acho tão sobrevalorizados como uns The Knife ou TV on the Radio (de que gosto), já para não falar dos Band of Horses ou Gnarls Barkley.

29/12/06 8:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Acabei de publicar a minha lista de 10+. Temos dois em comum: Camera Obscura e ILYBCD. Eu acrescentaria pelo menos três: Songs from the coal mine canary de Annie Anxiety, Black ships ate the sky dos Current 93 e In the maybe world de Lisa Germano. O álbum dos Belle and Sebastian é excelente, mas o meu cd marca 2005 e não 2006.
Bom ano!

29/12/06 8:50 da tarde  
Blogger huma disse...

Tá uma boa lista sim senhor, mas...falta o ,melhor disco de 2006 e talvez, vá lá o melhor de sempre, desde que inventaram a música que foi por voltas das 9 da manhã, num dia normal no paleolitico, que seguramente foi onde estes artistas foram beber as suas influências( talvez tenham bebido de mais, ou fumado!!!),pelo menos no aspecto sao de certeza do paleolitico!!!!Refiro-me ao novo album dos DZRT!!!!
"dzrt", para quem não sabe é uma denominaçao que foi substituida e é conhecida mundialmente,actualmente por "WC"! Vindo substituir é claro o utilizado na altura, se bem que não havia abundância de "WC´s", por isso a malta dizia-"onde foste?-Fui "dzrt", tava mesmo á rasquinha!!"

30/12/06 2:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei da lista Puto. Um pouco diferente da minha, mas gostei. Falta-me ouvir, entre outros, os Camera Obscura, sobre os quais tenho lido muito boas críticas. Só não percebo porque é que os Strokes não aparecem em quase nenhuma lista de melhores do ano. Será que por ter saído em Janeiro, o álbum ficou esquecido?
Quanto às coisas irritantes, não concordo com os Killers :) OK, o álbum decepcionou um bocado, mas tem lá grandes músicas. Acho mesmo "When You Were Young" um dos singles do ano (gostos não é?).

Um Bom Ano 2007 e continua a blogar...

30/12/06 11:51 da tarde  
Blogger Nuno Moura disse...

um "apanhado" muito bem feito :)

31/12/06 2:45 da tarde  
Blogger par disse...

Para mim foi um ano muito bom, destaco o dubstep, e os álbuns de Kode9 e Burial. Ouvi a maior parte dos álbuns da tua lista e é boa. Muitos álbuns chegaram a fazer parte da short list do ano. Também é bom tirar umas férias, ouvir menos som e aproveitar para fazer outras coisas. Abraço, bom 2007, cheio de novas descobertas.

31/12/06 4:59 da tarde  
Blogger par disse...

Ah, tirava SWR, que não consigo ouvir simplesmente. []

31/12/06 5:03 da tarde  
Blogger O invisível disse...

Boa musiquinha, boas cantigas!! Agora colocar wolfmother e css na mesma secção de buraka som sistema é que valha-me deus!!
De resto, Tracyanne Campbell a presidente e restantes Camera Obscura a concelho de ministros!!!

31/12/06 6:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

cool, nada mau... curti do teu blog, vou linkar-te, visita o mundo urbano, peace, e um ano de 2007 continuação de um bom trabalho.

1/1/07 2:23 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

eina! midlake? tou envergonhado porque ainda nao tive paciencia para escutar midlake com atencao, embora goste muito do roscoe e do young bride.
Boa lista, sim senhor cachopo.
quanto às coisinhas irritantes:
* com o tempo aprendi a gostar do when you were young. gosto gosto mas nao é coisa de outro mundo. prefiro os killers de antigamente, aqueles sem bigode. esses cantam cancoes mais fixes.
* wolfmother, confesso q é uma granda malha para quem nunca se meteu em led zeppelins...
* concordo contigo nessa sobrevalorizacao dos css. Mas a Lovefoxxx é gaja boa!

Top 20 Albums
Top 30 Tracks
Top 20 Videoclips

2/1/07 11:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pode não ter havido grandes discos em 2006 mas houve grandes estreias, Temos muitos discos em comum.
Um abraço

3/1/07 1:07 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Não percebo como não entra na lista o The Eraser de Thom Yorke... apagou-se ? :P

3/1/07 1:21 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ola. Respeito tua opinião a respeito dos CSS, apesar de discordar completamente. Não sou grande fã da banda, mas gosto muito do disco. Fiquei especialmente curioso para saber o que exactamante (ou)viste de "chunga" no disco. Consegues dar uma breve explicação? Desculpa o pragmatismo, mas realmente não percebi. Abraço.

3/1/07 12:34 da tarde  
Blogger O Puto disse...

Wellington, desculpa lá que te diga, mas acho maus os temas cantados em português ("Bezzi" e "Superafim", por exemplo), que, a meu ver, mancham o disco e contrastam visivelmente com outros temas bons.

3/1/07 4:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Puto,não precisas de te desculpar, pelo menos não a mim, sou apenas um consumidor dos discos da banda. Mas voltando a discussão, então achas "chunga" alguns temas simplesmente por eles serem cantados em português? O que te soa mal é o sotaque ou mesmo a língua? Já que nem estamos falando da qualidade da letra/melodia em si e sim, dos temas cantados em PORTUGUÊS. Note-se, não estou aqui a querer levantar uma polémica ou defender seja o que for. Na tua resposta, quando pedes "desculpas" sera pelo facto de eu tbm ser brasileiro? Escusas de ser paternalista, só não percebi,e continuo a insistir, porque o termo "chunga" esta ali aplicado àquelas canções.Aguardo resposta. Um abraço.

3/1/07 9:12 da tarde  
Blogger O Puto disse...

Wellington, não acho que os temas citados sejam maus apenas porque são cantados em português (penso que o "Acho um pouco bom" não seja um tema mau). É apenas uma coincidência que os piores temas, para mim, sejam cantados na nossa língua.
Não costumo ser paternalista nem quis parecê-lo no comentário anterior. Apenas pedi desculpa por uma questão de hábito e educação.
Abraço!

4/1/07 11:44 da manhã  
Blogger Strumer disse...

Boa lista, apesar de midlake nao me ter convencido... Ainda me falta ouvir m ou outro álbum, mas as escolhas parecem-me acertadas.
Blog com link..;)

cumprimentos

4/1/07 2:30 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Concordo contigo em relação às CSS. Electroclash de cara lavada, é o que é! Confesso que Peter Bjorn and John também me irrita um bocadinho. Mas se fosse Final Fantasy ou I'm From Barcelona era bem pior...
Vai checkar as minhas escolhas e diz qualquer coisa.
Abraço!

6/1/07 8:32 da tarde  
Blogger joao disse...

midlake muito bons. o efeito na voz esta mesmo la

16/1/07 11:27 da tarde  
Blogger Jorge Oppenheim disse...

Excelente lista. quanto Às coisas irritantes, concordo com (quase) tudo (gostei de wolfmother), contudo fiquei triste com o comentário depreciativo aos led zeppelin...

A minha lista
http://aespumadasartes.blogspot.com/2007/01/lbuns-do-ano_16.html

23/1/07 8:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Boas escolhas. Especialmente a referência aos Tapes'n'Tapes
Os Love Is All em 6º, é discutivel.
Descobriste tarde os My Morning Jacket, mas de certeza que não te arrependeste.

baixafidelidade.blogspot.com

25/1/07 12:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

joão:
é assim se achas wolfmother irritante desculpa mas não percebes absolutamente nd de rock!! se achas wolfmother irritante tb deves achar jimy hendrix ou lost prophets irritante! aprende o que é música.

20/4/07 4:22 da tarde  
Blogger Nuno Coelho disse...

tens aqui umas escolhas interessantes, mas considerar irritante os The Killers, Wolfmother e Cansei de Ser Sexy... deixa algo a desejar neste teu post! Mostra 1 pouco de gosto pessoal e ouvido duro... por exemplo... pessoalmente não gosto de Cat Power, mas não posso criticar ou dizer k é irritante... a qualidade musical está lá... isso é inequívoco... no caso dos Killers e wolfmother, estamos a falar de duas bandas diferentes mas onde a qualidade musical está presente a todos os níveis...
Se fosse a pegar em algo que me irrita profundamente, falaríamos da vozinha do vocalista dos 'tv on the radio'... onde inúmeros críticos falam exactamente disso... há uma qualidade nas musicas da banda mas a voz do tipo faz com que não consigamos ouvir mais que 2 ou 3 temas seguídos...

29/5/07 2:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home