M. I. A. - Arular (2005)
pelO Puto
"Que raio de música mais estranha!" foi a minha primeira reacção ao álbum de estreia de Mathangi Arulpragasam, inglesa mas com ascendência no Sri Lanka. E é realmente estranha. Senão vejam: M. I. A. tem uma pronúncia enrolada, uma voz atónica, uma entoação entre um MC jamaicano e um rapper hardcore, e tudo isto é sobreposto a ritmos sincopados, baixos sintéticos, samples dissonantes e ruidos provenientes de um Roland MC-505, um sequenciador também utilizado por outra one-woman-show - Peaches. O discurso é político e social, provavelmente pela costela política do pai, um Tigre Tamil. O resultado é uma sopa passada (com ossos e tudo) de dub, funk, hip-hop, electro, grime, música moderna africana (vulgo kuduro) e sei lá mais o quê, que muitas vezes se entranha mas esporadicamente atinge níveis quase insuportáveis, talvez devido a uma artificialidade em demasia. Vale-lhe a duração breve.
Ficava na dúvida se gostava ou não do álbum. Actualmente estou mais inclinado para a primeira hipótese. Mas o título de insólito ninguém lhe tira.
http://www.miauk.com/
Amostras: Pull Up The People | Bucky Done Gun | Hombre
7 Comments:
Pois eu estou mais inclinado para a segunda hipótese. Como o gonn1000 já disse, a música da M.I.A. é extremamente repetitiva. Não gostei.
Entao e quando é que falas sobre um disco que realmente não gostes? o meu proximo post vai ser sobre um disco que nao gostei, espero nao desiludir muita gente (acho que não). Fica bem
Realmente tanto alarido. Li as críticas, fiquei curioso mas não muito. Ouvi o álbum e em certos momentos distraía-me pois não me cativava. No entanto acho que é uma artista que ainda promete...
Eu gosto muito do Dizzee Rascal, do kano, do projecto The Streets, mas isto da M.I.A. é que não vai com nada.
The Street são fabulosos, Dizzie Rascal o rapaz vai longe mesmo, Kano só conheço uma música. Agora realmente M.I.A. será que estamos a ser descriminatórios?
Dentro do estranho... é até um som um pouco místico... eu gostei!!!
Um abraço
Tirando a mensagem política, o álbum até nem é mau, se bem que por vezes é um bocado forçado...
Repetitivo?!
Repetitivo são os Spain! Vocês não sabem é mexer a anca.
Enviar um comentário
<< Home