{ background: black }

sexta-feira, maio 27, 2005

Gorky's Zygotic Mynci - Barafundle (1997)

 pelO Puto 


Os galeses GZM nunca atingiram o sucesso dos seus compatriotas Manic Street Preachers, Super Furry Animals ou Catatonia, talvez porque o seu pop não esteja carregado de referências mais populares, ou talvez por também cantarem em galês, com os seus termos quase impronunciáveis, parcos em vogais.
Ao quarto álbum de originais, conseguiram atingir um estatuto de culto que lhes valeu um contrato com uma major, após 3 lançamentos independentes, mas isso não lhes tolheu o espírito criativo. A prova disso é que foram despedidos antes de editarem o segundo álbum pela Fontana.
Este disco, em parte influenciado pela folk britânica, surpreende em vários aspectos. Os temas falam de viagens pelo campo, de fábulas, de histórias aparentemente moralistas, ou seja, assuntos nada óbvios e expectáveis no universo pop/rock. A música é uma mescla de géneros, muitas vezes entremeados num mesmo tema, o que conduz a resultados inesperados, principalmente com a introdução de elementos típicos de música medieval e renascentista a sonoridades mais modernas e familiares ("The Barafundle Bumbler", "Pen Gwag Glas", "Cursed, Coin & Crucified" e "Miniature Kingdoms" são bons exemplos). Para isso muito contribuem a diversidade de instrumentos, alguns deles pouco usuais nestas lides (guitarra flamenca, berimbau, ice cream piano, bodhrán, shawn, crumhorn, etc.). Mas o apelo e a duração pop de muitas das composições leva-nos até a (tentar) cantarolar as linhas em galês (o single bilingue "Patio Song" é de uma fluidez pop invejável).
Nunca voltaram a ser tão ousados, eclécticos e bizarros, apesar de terem editado alguns bons álbuns posteriormente. Destaque para "Spanish Dance Troupe", que talvez o que mais se aproxima deste trabalho em destaque.
http://www.gorkys.com/