Broadcast - Tender Buttons (2005)
pelO Puto
Nunca prestei muita atenção aos Broadcast. Sempre os vi como uma espécie de discípulos dos Stereolab, e o facto de terem editado os primeiros singles na Duphonic também contribuiu para essa conotação. Mas não só. As fontes inspiradoras - o kraut-rock, a chanson française, Burt Bacharach, bandas sonoras - e os meios utilizados - sintetizadores vintage, arranjos elaborados - colocam-nos na mesma prateleira. Apesar disso, sempre compuseram temas interessantes e algumas pérolas pop algo anacrónicas.
O terceiro álbum veio baralhar-me um pouco esse conceito. Afastaram-se radicalmente da sonoridade a que nos vinham habituado, e agora, reduzidos a duo (Trish Keenan e James Cargill), é caso para se dizer que menos é mais. O esqueleto sonoro, composto por voz, guitarra, teclados e programações, foi condensado ao mínimo, mas as composições não se ressentiram. A doçura da voz de Trish (aqui num registo mais versátil) e as linhas frágeis de guitarra contrastam nitidamente com a sujidade electrónica agora imposta, e as batidas secas e programadas muitas vezes erradicam as alusões aos anos 60 (excepção feita ao delicioso "Tears In The Typing Pool"), sendo mais apropriado falar dos anos 80 para cima. A pop não desapareceu, apenas se redefiniu, e aqui vem impregnada de experimentalismo. Não será de todo descabido dizer que os Broadcast estão algures entre o espaço (para alguns um abismo) que separa os Stereolab dos Ladytron e dos Add N To (X).
Uma boa surpresa de 2005 descoberta em 2006.
Site oficial dos Broadcast
Amostras: Black Cat | America's Boy | Tears In The Typing Pool
9 Comments:
Adoro os Stereolab. Não conhecia estes. Vi as tuas amostras e pareceu-me muito giro.
Olha, mais uma que gosta dos STEREOLAB!!!!!!!!! Devemos fazer mais t-shirts, puto?????
Foi uma banda que sempre me passou um pouco ao lado, mas gostei do que ouvi deste disco ("Black Cat" e "America's Boy" e mais umas que não me lembro do nome). As comparações com as bandas que referes parecem-me apropriadas (mas gosto mais dos Ladytron :P).
É favor não meter os Broadcast no mesmo saco dos Stereolab. Não achei grande piada a este álbum, de resto achei piada a umas musiquitas do primeiro álbum e pouco mais...
E eu que não gosto de Stereolab...fogueira?
ainda não ouvi o novo, mas o que aqui foi dito apressou a minha vontade de o fazer. gosto muito do noise made by people, acompanhou uma boa fase da minha vida.
Não gostas de Stereolab? Tu não precisas de fogueira, já estás todo queimadinho :)
EU ADOROOOOOOOOOOOOOOO OS STEREOLAB!!!!!!!
infelizmente estes Broadcast não me cativaram, gosto mais dos Stereolab e do último dos Ladytron.
Enviar um comentário
<< Home