{ background: black }

quarta-feira, junho 15, 2005

1-Uik Project – Strategies and Survival / Kalaf + Type – A Fuga... (2004)

 pelO Tipo 


2 discos, 2 editoras, 2 pontos em comum. A Enchufada e a Meifumado são 2 editoras portuguesas, com o objectivo (utópico nas palavras da Meifumado) de criar e editar boa música portuguesa. Enquanto que a Enchufada se define como um núcleo de produção e criação musical constituído por um colectivo de músicos, produtores, poetas e designers, de que fazem parte p. ex. 1-Uik Project e Spill, a Meifumado assume uma atitude mais provocatória “Todas as convenções implícitas de uma editora são orgulhosamente ignoradas. Venham ver o barco a afundar!”, reunindo The Zany Dislexic Band, Pplectro, Kalaf + Type e Preto.
“Strategies and Survival”, primeiro disco do projecto 1-Uik Project, constituído por Kalaf (o poeta, mc, cantor com colaborações com os SpaceBoys, Loopless, Bulllet, Cool Hipnoise) e Lil’John (João Barbosa), é um álbum onde as palavras se fundem com o jazz, o funk, o hip-hop, o samba, criando melodias onde o groove está sempre presente e a atitude descontraída e o apelo às boas vibrações criam imediatamente empatia.
“A Fuga...”, primeiro disco da dupla Kalaf e Type (Zé Nando Pimenta), mostra-nos Kalaf num registo mais spoken word, sobre uma base jazzy, funk, hip-hop, criando melodias mais densas e introspectivas onde as palavras (criadas pelos dois), carregadas de fina ironia, fluem sobre a música.
Em suma, 2 muito bons discos a ouvir e mais 2 editoras com vários projectos de música urbana portuguesa a seguir com atenção.
http://www.enchufada.com
http://www.meifumado.org

10 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

já me tinha esquecido deste 1-Uik Project, na altura tinha-os visto no canal 2 (naquele programa de cultura urbana que eu agora não me lembro o nome), mas nunca consegui arranjar essa cena, vou tentar agora a ver se consigo ouvir...

16/6/05 1:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

OFF TOPIC: oi, era melhor tirares akelas músicas aqui do lado direito do ecrã. elas começam todas a tocar ao mesmo tempo. Quase que ía caindo da cadeira, men!!! Ainda demoro algum tempo a carregar nos STOPs todos...

16/6/05 8:41 da tarde  
Blogger O Puto disse...

Peço desculpa a todos os que apanharam um susto semelhante ao membio, mas não sei porque acontece isso. Na instrução html o autostart está inibido, mas eu não percebo muito destas coisas. Se alguém puder ajudar, agradeço.

17/6/05 2:40 da manhã  
Blogger Ricardo disse...

ainda tenho tanto que aprender para colocar essas coisas todas no meu blog também.
sobre o kafal + type, já conheço algumas músicas, mas com dificuldade não tenho arranjado os álbuns. e lembrei-me de uma falha minha, tenho falado de pouco música portuguesa no blog. até breve.

17/6/05 12:36 da tarde  
Blogger O Puto disse...

Ricardo: Não te esqueças que agora são duas cabeças a "postar", por isso é natural que a quantidade e a diversidade de discos aqui abordados sejam maiores.

17/6/05 12:45 da tarde  
Blogger Unknown disse...

vocês ouvem o amaro ai ouvem ouvem...viva a portugalia

17/6/05 7:02 da tarde  
Blogger Spaceboy disse...

O disco dos 1-Uik project é muito bom mesmo, o outro ainda não ouvi. Tenho que ver se o oiço, porque o Kalaf é grande! (lol)

18/6/05 2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

strategies and survival - para mim foi o melhor disco portugues de 2004. muito boa onda!!!

18/7/05 4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

There are different opinions on this subject.

20/12/05 6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

com o kalaf já se sabe q tudo em que toca se transforma e que é sempre uma mais valia. e a meifumado é provavelmente uma das lufadas de ar fresco mais positivas dos ultimos anos. zany para o relaxe, preto para qq momento, e o fenomenal anticorpos de pz, com o seu sentido de humor voraz. uma delicia.

27/6/06 2:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home