{ background: black }

quinta-feira, agosto 28, 2008

Esta semana a acariciar os ouvidos... do Puto

 pelO Puto 

The Billionaires - Really Real For Forever
Bonnie "Prince" Billy - Lie Down In The Light
The Last Shadow Puppets - The Age Of The Understatement
Metric - Grow Up And Blow Away

quinta-feira, agosto 21, 2008

Pete & The Pirates - Little Death (2008)

 pelO Puto 



Uma vez que nos aproximamos do final da década, é natural que o tão referido ciclo de 20 anos na música popular esteja próximo da revisitação da década de 90 do século passado. Para isso pode servir como exemplo a inspiração nos anos 80 dos movimentos electro ou pós-punk dos inícios do novo milénio. A meu ver, isso não é linear, se é que alguma vez o foi. Hoje em dia, muitas bandas e artistas procuram, de forma mais ou menos feliz, conjugar várias influências de décadas e movimentos distintos, resultado da indagação em várias fontes que não sejam só o que escutavam durante a infância e adolescência por mão dos pais, irmãos ou amigos, o que pode descredibilizar a tal teoria da história repetindo-se de forma regular. Os Pete & The Pirates são mais um exemplo disso, conseguindo sintetizar eficazmente várias procedências.
Após a experiência como Tap Tap, deitaram mão firme à composição e entregam uma breve colecção de canções simples, enérgicas e directas, onde as deliciosas linhas de guitarra, as harmonias vocais e os ritmos rápidos são dominantes. Provavelmente estimulados pelo indie-rock dos 1990’s (os Pavement são uma referência óbvia), honram o género, dão-lhe continuidade e adicionam a didáctica dos Pixies, do guitar pop dos sixties, do surf rock e de tantos outros espalhados pelas últimas 4 décadas. Ao serem propelidos pela vozes desengonçadas e cativantes de Thomas Sanders e Pete Hefferan, temas como o romance, o sonho e o quotidiano ainda são abordados de forma simultaneamente descomprometida e ponderada.
Apesar de aparentemente leve e sedutoramente apropriado para a estação que atravessamos, há muito mais em “Little Death” que aquilo que aparenta. Que o diga o Inverno.
Sítio oficial dos Pete & The Pirates
Pete & The Pirates no MySpace
Videoclip de "Knots"
Videoclip de "Mr. Understanding"
Videoclip de "She Doesn't Belong To Me"
Amostras: Come On Feet | Lost In The Woods | Moving

terça-feira, agosto 19, 2008

Esta semana a acariciar os ouvidos... do Puto

 pelO Puto 

The Black Angels - Directions To See A Ghost
The Dodos - Visiter
Lisa Germano - Lullaby For Liquid Pig
Spiritualized - A&E

terça-feira, agosto 12, 2008

Gnarls Barkley - The Odd Couple (2008)

 pelO Puto 



Quando, há cerca de dois anos, o duo formado pelo cantor Cee-Lo Green e pelo produtor Danger Mouse incendiou as pistas de dança e as rádios com “Crazy”, muitos pensaram que se tratava de um fenómeno passageiro. Constatou-se, com o álbum “St. Elsewhere”, que o talento emergente desta associação tinha pernas para andar. De mãos dadas com as canções com charme estava uma certa ousadia experimental, notavelmente a nível rítmico e com certos terrenos pisados pela voz de Cee-Lo.
No novo registo, injustamente ignorado por tantos, comprova-se a promessa. O Odd Couple faz juz ao seu nome e oferece um compêndio mais coeso e homogéneo, ou seja, menos esquizofrénico que o anterior, mas onde a melodia e a bizarria continuam de mãos dadas. Não haverá aqui um hit imediato como “Crazy”, mas há mais temas que aspiram a esse patamar (“Going On”, “Run”, “Open Book”, “Surprise”, “Blind Mary”) e algumas baladas ao melhor nível soul (“Who’s Gonna Save My Soul”, “No Time Soon”, “A Little Better”), tudo muito bem servido com ritmos demarcados, diversos e cativantes (piscando novamente o olho à old school), samples sabiamente escolhidos e uma métrica perfeccionista.
Este segundo álbum é um exercício adulto de pop, aparentemente sem trejeitos nem pretensões, onde convivem harmoniosamente a soul, o hip hop, o funk e o jazz de uma forma contemporânea e, até certo ponto, vanguardista.
Sítio oficial dos Gnarls Barkley
Gnarls Barkley no MySpace
Videoclip de "Run (I'm A Natural Disaster)"
Videoclip de "Going On"
Videoclip de "Who's Gonna Save My Soul"
Amostras: Surprise | Blind Mary | A Little Better

sexta-feira, agosto 08, 2008

ESTA SEMANA A ACARICIAR OS OUVIDOS... do Tipo

 pelO Tipo 

N.E.R.D. – Seeing Sounds
Nneka – No Longer at Ease
Daedelus – Love to Make Music To
Tricky – Knowle West Boy

quarta-feira, agosto 06, 2008

Esta semana a acariciar os ouvidos... do Puto

 pelO Puto 

Frightened Rabbit – The Midnight Organ Fight
My Morning Jacket – Evil Urges
The National – The Virginia EP
The Notwist – The Devil, You & Me

Fleet Foxes - Fleet Foxes (2008)

 pelO Puto 



A maturidade musical é algo que normalmente se opõe à sua urgência, que por sua vez se liga a um conceito de juventude irreverente, indomada. Não será, portanto, o que imediatamente, ou de forma preconceituosa, se associe a uma banda jovem (com membros igualmente jovens). Oriundos da terra que viu nascer e crescer o grunge, este quinteto consegue demonstrar esses sinais de maturidade em todo o disco, mas não me parece claro se eles almejariam isso.
Foram contaminados, tal como tantas bandas hoje em dia, por múltiplas radiações, mas a folk, o rock dos 60s/70s e o indie são as mais óbvias. As onze composições deste disco breve são extremamente belas e melodiosas, onde a voz de Robin Pecknold, em registo de falsetto forte e flexivo, desempenha um papel fulcral. A secção rítmica, mais preponderante em temas como “Ragged Wood”, “Quiet Houses” ou “Your Protector”, é sólida e suporta bem todas as linhas das guitarras acústicas e eléctricas, pianos e restantes instrumentos, que se entrelaçam em discretos mas elaborados desenhos, de uma forma por vezes bucólica ou barroca, pactuando com a pintura de Pieter Bruegel patente na capa do disco, onde cada tema é uma figura, pormenor ou cena num quadro maior, complexo e coeso.
Era para um disco destes que os Band of Horses deveriam ter evoluído, bem como poderia ser um óptimo sucessor de “Z”, dos My Morning Jacket.
Secção dos Fleet Foxes no sítio da SubPop
British Sea Power no MySpace
Videoclip de "White Winter Hymnal"
Amostras: Ragged Wood | Your Protector | Blue Ridge Mountains