{ background: black }

terça-feira, março 15, 2005

Nicolette - Life Loves Us (2005)

 pelO Puto 


Confesso que já tinha saudades de Nicolette. Sempre me desconcertou aquela combinação bizarra da sua voz doce mas invulgar com a instrumentação electrónica, nervosa e densa. Assim o foi nos seus dois primeiros álbuns, nos quais Nicolette recorreu a diversos produtores - Shut Up & Dance, Plaid, Alec Empire, 4Hero, Felix - que moldaram o som um pouco à sua maneira - da electrónica experimental ao hardcore, passando pelo house. No entanto, a instrumentação, por vezes demasiado ousada (se é que se pode dizer isto), poderia causar desconforto em alguns temas, apesar de o seu timbre invulgar lhe ter valido alguns pedidos de colaboração em outros projectos - destaque para "Protection", dos Massive Attack, e "Not For Threes", dos Plaid.
No seu terceiro registo Nicolette toma total controlo da produção, e pode-se dizer que todo este tempo sem editar nenhum álbum de originais ("Let No One Live Rent Free In Your Head" já data de 1996, e entretanto apenas compilou um "DJ Kicks") serviu para apurar e aperfeiçoar um som que já lhe é característico. Já não há dualidade voz - programações, pois estas últimas têm o mérito de envolverem de forma simbiótica o registo vocal. Mas não se enganem, pois as melodias multi-tonais e os ritmos saltitantes (nunca sufocantes) pouco têm de ortodoxo, o que posiciona este registo mais próximo de um de Herbert ou de Björk do que de outro qualquer de trip-hop ou drum'n'bass moribundo (leia-se ultra-explorado).
A consagração de uma grande senhora da electrónica contemporânea, que conseguiu inovar e ao mesmo tempo oferecer um disco pop delicioso e de celebração.
Está à venda esta semana com o Blitz por apenas mais 8,90 euros.
http://www.earlyintime.com/

20 Comments:

Blogger gonn1000 disse...

Conheço o segundo disco e as colaborações com os Massive Attack. Este novo é mais um para ouvir em breve (apesar da pouco apelativa capa)...

15/3/05 11:04 da manhã  
Blogger Allen Douglas disse...

8.90 é um preço justo por um CD. Vou comprar. COncordo que a capa é um bocado infeliz.

15/3/05 11:07 da manhã  
Blogger JGSC disse...

Lol… o álbum da capa que faz torcer o nariz… :) confesso que a mim tb não me agrada muito… Estou em dúvida se o hei-de comprar ou não… ainda não conheço nada deste álbum e comprar um cd que vem com um jornal não é o mesmo que ir a uma loja e ouvi-lo primeiro… tenho que investigar na net… :)

15/3/05 3:18 da tarde  
Anonymous dermot disse...

É o melhor disco do Blitz dos últimos que têm saído.

15/3/05 9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É o melhor disco do Blitz dos últimos que têm saído.

www.laundryblues.blogspot.com

15/3/05 9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É o melhor disco do Blitz dos últimos que têm saído.

www.laundryblues.blogspot.com

15/3/05 9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É o melhor disco do Blitz dos últimos que têm saído.

www.laundryblues.blogspot.com

15/3/05 9:46 da tarde  
Blogger filipe brito disse...

desde a participação breve, mas sublime, em maxinquaye que a voz lânguida de nicolette se tornou uma referência!

18/3/05 11:20 da manhã  
Blogger O Puto disse...

Em "Maxinquaye" do Tricky?! Não estarás a confundir?

18/3/05 2:01 da tarde  
Anonymous Ícaro disse...

Puto, respondendo a um dos seus comentários lá no meu blog, disse que música - tal qual o cinema - também é uma das minhas paixões. Mas não sou um grande conhecedor de grupos internacionais. Não que eu não procure conhecê-los, mas acabando ouvindo mais a música brasileira e grandes compositores/intérpretes de outros lugares como Amália Rodrigues e Dulce Pontes em Portugal; Cesária Evora em Cabo Verde; Gardel, Fito Paez e Tanguetto na Argentina; Cole Porter, Nina Simone, Billy Holiday nos EUA; Piaf na França; Lila Downs no México; Julio Drexter no Uruguai e assim por diante. No cenário mais pop(levando-se em consideração meus quase 40 anos) sou fã incondicional de Bruce Springsteen e Tina Turner; mas também curto Sineàd O'Connor, Seal, Belle e Sebastian, Gentle Waves, Joss Stone, U2, Lenny Kravitz, Annie Lennox, Lisa Stansfield, etc. Gostei do seu blog; com certeza será uma fonte nova para conhecer outros bons músicos. Um grande abraço e desculpa a extensão do texto. PS: Desnecessário dizer que as trilhas sonoras do cinema me encantam (ultimamente tenho ouvido muito a de "Alfie").

18/3/05 6:24 da tarde  
Anonymous Ícaro disse...

Puto, respondendo a um dos seus comentários lá no meu blog, disse que música - tal qual o cinema - também é uma das minhas paixões. Mas não sou um grande conhecedor de grupos internacionais. Não que eu não procure conhecê-los, mas acabando ouvindo mais a música brasileira e grandes compositores/intérpretes de outros lugares como Amália Rodrigues e Dulce Pontes em Portugal; Cesária Evora em Cabo Verde; Gardel, Fito Paez e Tanguetto na Argentina; Cole Porter, Nina Simone, Billy Holiday nos EUA; Piaf na França; Lila Downs no México; Jorge Drexler no Uruguai e assim por diante. No cenário mais pop(levando-se em consideração meus quase 40 anos) sou fã incondicional de Bruce Springsteen e Tina Turner; mas também curto Sineàd O'Connor, Seal, Belle e Sebastian, Gentle Waves, Joss Stone, U2, Lenny Kravitz, Annie Lennox, Lisa Stansfield, etc. Gostei do seu blog; com certeza será uma fonte nova para conhecer outros bons músicos. Um grande abraço e desculpa a extensão do texto. PS: Desnecessário dizer que as trilhas sonoras do cinema me encantam (ultimamente tenho ouvido muito a de "Alfie").

18/3/05 6:24 da tarde  
Anonymous Ícaro disse...

Desculpe a duplicidade do comentário: fui corrigir o nome do Jorge Drexler (que conheci recentemente com indicação de sua música para o Oscar) mas o comentário já tinha sido enviado. Abração.

18/3/05 6:27 da tarde  
Blogger FDV disse...

olá puto,

um comentário simples e claramente individual: não conheço muito bem, mas a sonoridade não me agrada.

[peço desculpa a nicolette, mas os meus trilhos musicais não passam pelos seus lados]

cumprimentos do litoral oeste.

18/3/05 8:38 da tarde  
Blogger filipe brito disse...

troquei a participação dela com a de martina topley-bird e alison goldfrap em maxinquaye. nessa altura a participação de nicolette foi com os massive attack no excelente protection.

18/3/05 9:53 da tarde  
Blogger Sushimi disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

19/3/05 1:01 da tarde  
Blogger Sushimi disse...

a capa não está assim tão má...
Big Bubis! lol
ouvir a sugestão.

19/3/05 1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O disco é lindo, tem um poster no interior c/ as letras

a música essa: só grandes malhas!

+
www.blitz.com
(ligar o som!)

19/3/05 10:00 da tarde  
Anonymous hereatheofficeverybodyisafan disse...

by the way: www.blitz.pt:)

19/3/05 10:01 da tarde  
Blogger roskey disse...

I blog quite often and I seriously thank you for your content. This great article has truly peaked my interest. I am going to take a note of your site and keep checking for new information about once per week. I opted in for your Feed as well

Happy Rose Day Images And Quotes 2019
Happy Purpose Day Quotes 2019
Happy Chocolate Day Quotes 2019
Happy Hug Day Images And Quotes Free Download
Happy Kiss Day Images And Quotes Freee Download

9/2/19 7:58 da manhã  
Blogger roskey disse...

I want to to thank you for this excellent read!! I certainly enjoyed every little bit of it. I have got you bookmarked to check out new stuff you post…

Happy Valentines Day Images 2019
Happy Valentines Day Pictures Free Download
Happy Valentines Day Clipart Free Download
Happy Valentines Day Poems
Happy Valentines Day Messages

9/2/19 7:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home