{ background: black }

quarta-feira, maio 18, 2005

Doves - Some Cities (2005)

 pelO Puto 


Os Doves foram entrando de mansinho. Lançaram um belo disco em 2000 ("Lost Souls"), relativamente discreto, mas onde alcançaram um certo culto e se viram como representantes da herança dos Smiths. Singles emblemáticos, canções embaladas, coesão e densidade marcaram a estréia. Surpreendente para quem tinha um passado na música de dança (foram os Sub Sub durante parte da década de 1990). O segundo esforço expandiu o seu (merecido) sucesso, principalmente no Reino Unido, onde "The Last Broadcast" entrou para o lugar cimeiro do top britânico, e funcionou também como um descrédito à insistência de alguma imprensa em aglomerá-los aos Coldplay e a outras bandas descendentes de "Ok Computer".
Ao terceiro disco conquistam um espaço só seu, como uma das melhores bandas pop britânicas, com maturidade musical suficiente para afirmarem esse estatuto. Tudo o que melhor representa a pop britânica dos últimos 20 anos está neste disco: os Smiths, os The The, os Stone Roses, os Slowdive, os Blur, os Radiohead, entre outros. Até os inevitáveis Beatles lá estão. Mas não perdem a sua identidade, pois as atmosferas tão características do álbum de estréia são aliadas às incisões mais fortes de "The Last Broadcast". Das composições grandiosas aos temas mais despidos, passando pelos seus ritmos pulsantes e pelas suas melodias planantes, os Doves conquistaram, com os seus 3 álbuns, um lugar ao sol sem sairem da penumbra do seu som apaixonado.
Keep pounding!
http://www.doves.net/

3 Comments:

Blogger Spaceboy disse...

Também me confesso um grande admirador dos Doves, embora estivesse à espera dum melhor album (tinha expectativas muito altas). No entanto, é um bom album e recomenda-se. Mas o melhor para mim é «The Last Broadcast», é divinal este album.

18/5/05 4:35 da tarde  
Blogger Planeta Pop disse...

Belo disco, sem dúvida, mas o meu preferido dos Doves continua a ser o "Lost Souls". Que coisa mais linda!!!

20/5/05 5:10 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Sem dúvida, Puto. Por vezes há comparações um pouco absurdas que acabam por afastar ou apagar os novos grupos do público. Quando dizem que há muitas semelhanças entre os Embrace e os Reef... Parece que é para deitar abaixo. Doves - realmente muito bom! Gosto muito das tuas escolhas. Já que estamos numa de Coldplay e Radiohead, já ouviste Thirteen Senses?
Hugzzz

23/5/05 1:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home