{ background: black }

quarta-feira, agosto 06, 2008

Fleet Foxes - Fleet Foxes (2008)

 pelO Puto 



A maturidade musical é algo que normalmente se opõe à sua urgência, que por sua vez se liga a um conceito de juventude irreverente, indomada. Não será, portanto, o que imediatamente, ou de forma preconceituosa, se associe a uma banda jovem (com membros igualmente jovens). Oriundos da terra que viu nascer e crescer o grunge, este quinteto consegue demonstrar esses sinais de maturidade em todo o disco, mas não me parece claro se eles almejariam isso.
Foram contaminados, tal como tantas bandas hoje em dia, por múltiplas radiações, mas a folk, o rock dos 60s/70s e o indie são as mais óbvias. As onze composições deste disco breve são extremamente belas e melodiosas, onde a voz de Robin Pecknold, em registo de falsetto forte e flexivo, desempenha um papel fulcral. A secção rítmica, mais preponderante em temas como “Ragged Wood”, “Quiet Houses” ou “Your Protector”, é sólida e suporta bem todas as linhas das guitarras acústicas e eléctricas, pianos e restantes instrumentos, que se entrelaçam em discretos mas elaborados desenhos, de uma forma por vezes bucólica ou barroca, pactuando com a pintura de Pieter Bruegel patente na capa do disco, onde cada tema é uma figura, pormenor ou cena num quadro maior, complexo e coeso.
Era para um disco destes que os Band of Horses deveriam ter evoluído, bem como poderia ser um óptimo sucessor de “Z”, dos My Morning Jacket.
Secção dos Fleet Foxes no sítio da SubPop
British Sea Power no MySpace
Videoclip de "White Winter Hymnal"
Amostras: Ragged Wood | Your Protector | Blue Ridge Mountains

2 Comments:

Blogger Shumway disse...

Um serio candidato ao melhor do ano.


Abraço

7/8/08 3:01 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Formidável álbum, sem sombra de dúvida. Seguramente na minha lista Top '08. O EP 'Sun Giant', na minha opinião, ainda é melhor que o álbum. Aquele tema "Mykonos" é para um gajo ir ao mar e por lá se deixar estar.

"Ragged Wood" é um dos temas de 2008, para mim, hihi!

Concordo quando dizes que a evolução dos BoH poderia passar por algo semelhante. Mas, ok, estes foram mais astutos, hehe!

Hugzzz!

8/8/08 11:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home